segunda-feira, 30 de abril de 2018

Oeste paraense registra queda na criminalidade nesse primeiro trimestre


Dados divulgados pelo Comando de Policiamento Regional 1 (CPR 1) mostram que no primeiro trimestre deste ano houve redução de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, em relação as ocorrências de roubo, homicídios e latrocínios registradas nos 13 municípios da área de abrangência. A principal redução se deu em relação aos homicídios. Foram registrados, em 2018, 548 casos, contra 864 registros no mesmo período de 2017. A diminuição dos delitos passa por diversos fatores, entre os principais, a otimização do policiamento ostensivo em áreas de risco, o reforço estrutural, como o emprego de novas viaturas e, também, a efetivação do 35º BPM, em Santarém.

O relatório do Comando mostra que os três primeiros meses do ano têm casos graves de roubo: 36 (2017) e 28 (2018). O que representa uma redução de 22%. O latrocínio, que é o segundo, o código penal, a presença do roubo de todos os tempos, o mesmo ocorreu em outros casos, com menos de um ano de 2017.

De acordo com o comandante da CPR 1, coronel Heldson Tomaso, A deterioração dos índices de criminalidade na região Oeste é o aumento das ações ostensivas, a forte atuação do Programa de Resistência às Drogas e a Violência e o combate ao tráfico de drogas. "O que começou a fazer, a partir de 2018, foi modificar o planejamento para o emprego de policiamento ostensivo em todas as unidades do CPR". A primeira é a questão dos projetos sociais e, principalmente, a linguagem de ação nas comunidades, através da mensagem em relação à resistência às drogas e à violência. estamos fazendo um mapeamento muito interessante na questão do tráfico de drogas, não só em Santarém, mas em várias cidades, com novas perspectivas de entorpecentes. Chegue ao terceiro ponto, uma adaptação do policiamento ostensivo em locais de risco, com uma ajuda do georreferenciamento e da atuação do Niop (Núcleo Integrado). de Operações) é um trabalho intenso, que conta com a colaboração de toda a nossa política.

Reforço

A progressão para o controle ostensivo ganhou reforço com a efetivação, em janeiro deste ano, do 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM). Até então, apenas o 3º BPM era responsável por fazer o policiamento nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, com uma situação de aproximadamente 330 mil pessoas. "Depois da instalação do 35º BPM, diminuiu a área de atuação da Polícia, com o controle e a fiscalização sobre uma área menor. Com isso, notou-se a redução dos números de roubos e homicídios, principalmente em Santarém", ressalta do coronel Tomaso

Localizado na PA-370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), o 35º BPM é responsável por atender uma área leste de Santarém, além dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra.

Frota

Municípios que fazem parte da área de atuação do CPR 1 receberam no último dia 24, novas viaturas para ajudar no combate a criminalidade. Como 22 novas viaturas (15 para Santarém; 3 para Monte Alegre; 2 para Oriximiná; 1 para Juruti e 1 para Óbidos) foram entregues em Santarém, pelo comandante-geral da PM, coronel Hilton Benigno, que divulgou uma declaração completa da frota estado do Pará.
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

Tribunal confirma irregularidade de obra que assoreou o Lago do Juá, em Santarém (PA)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF) negou atendimento a pedido da empresa Sisa - Salvação Empreendimento Imo...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive