quarta-feira, 23 de maio de 2018

Diálogos entre IJUS, Poder Público e Alcoa definem Seminário sobre o Desenvolvimento de Juruti


Fomentar o desenvolvimento econômico em Juruti, potencializando vocações locais. Em torno deste objetivo único, Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Coordenação de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRGBA), Prefeitura de Juruti e Alcoa, iniciaram a construção da proposta de realização de um seminário para discutir como alavancar o desenvolvimento do município de Juruti.

Estiveram reunidos na última semana (15), na sede do IJUS, o Prefeito de Juruti, Henrique Costa, e seus secretários municipais; Gustavo Hamoy, Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do CRGBA; Marjorie Neves, Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental na Mineração da SEDEME; e Rogério Ribas, Gerente Institucional da Alcoa Juruti; e Diretoria do IJUS.

“O Seminário será realmente positivo, pois visa contribuir com a visão do Programa Pará 2030 a fim de estimular a construção de um Plano de Desenvolvimento Juruti 2030, a partir do forte engajamento dos atores locais. O engajamento torna-se fundamental para a elaboração de planos e projetos que já existem e até mesmo o estabelecimento de novas metas”, declara Marjorie Neves, Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental da SEDEME. “Percebi o envolvimento e vontade muito positiva de todos os presentes incluindo os gestores municipais, a Alcoa, o IJUS, e as instituições que estão dentro desse processo de fortalecimento do município”, reforçou.

“Demos um encaminhamento prático para a construção de um plano de desenvolvimento municipal. E com o Seminário daremos um passo muito importante para traçar metas e trazer resultados para Juruti”, comentou o prefeito Henrique Costa.

Já nessas próximas semanas o grupo de trabalho entre representantes das organizações presentes irá estudar e visualizar o “Juruti 2030”. Serão estudados os potenciais econômicos do município, por exemplo, a cadeia produtiva da madeira e as questões da exploração ilegal ainda muito presente na região. Também estão entre as prioridades a cadeia da pesca, o comércio e a produção rural. A proposta é apresentar dados sobre essas cadeias durante o Seminário e proporcionar reflexões sobre a promoção do desenvolvimento de Juruti.

“Iremos ajudar com reflexões e diálogos para construir um plano efetivo e prático de desenvolvimento local baseado no esforço integrado entre governos, empresas e organizações civis. O modelo de atuação do IJUS é este, de aliança e diálogo entre várias partes, e esse elo potencializa nossa capacidade de forma real”, afirma Gilza Amaral, diretora do IJUS.

“O Seminário será um grande evento pra discutirmos sobre a vocação na área econômica e desenvolvimento para Juruti e entorno. É uma das atribuições do CRGBA contribuir, articular para que as secretarias do Governo do Estado cheguem de forma mais firme em todos os municípios da região”, afirma Gustavo Hamoy.

Todo o setor econômico de Juruti, da grande empresa aos pequenos e médios negócios, produtores rurais, pescadores e profissionais liberais que atuam diretamente em Juruti, além de associações, organizações e grupos operando atividade econômica local são o público alvo no seminário.

Fonte: Divulgação I IJUS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive