quinta-feira, 3 de maio de 2018

"Uma noite em Belém do Pará" reúne cultura e gastronomia em escola de música no Rio


"Uma noite em Belém do Pará" vai reunir gastronomia, arte e muita música no bairro do Grajaú. Evento tem por objetivo promover a cultura amazônica e gerar um intercâmbio cultural entre paraenses e cariocas

Por: Ana Carolina Maia*

Quem deseja conhecer a cultura do Pará ou quer matar a saudade de casa, tem destino certo no próximo sábado (5). Na Escola Livre Vila Musical, localizada no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro, a festa ‘'Uma Noite em Belém do Pará" vai reunir o melhor da música e gastronomia do Estado. O evento começa às 19 h e o ingressos custa R$15.

Fazendo jus ao nome, a festa contará com a participação de Djs que prometem agitar a noite mandando clássicos da música paraense como brega, melody, guitarrada e calypso, sem esquecer do carimbó.

Já a culinária regional será representada por meio de barracas que oferecerão pratos típicos paraenses além de bebidas consagradas como as cachaças de jambu e bacuri. Sem esquecer dos deliciosos bombons regionais e doces de cupuaçu e tapioca. Considerada uma das mais ricas do país, a gastronomia do Pará tem a cultura indígena como sua maior influência.

O Pará que virou hit

A metrópole da Amazônia vem ganhando espaço em vários cantos do Brasil e até mesmo fora do país. O estado serviu de cenário para a novela da globo, "A Força do Querer", exibida ano passado e recorde de audiência, um verdadeiro sucesso.

O sotaque papa-chibé e os elementos culturais peculiares se popularizaram o que motivou a Escola Livre de Musica Vila Musical e a Confraria dos Aromas a realizar um evento voltado, não somente para a comunidade paraense que vive fora do Estado, mas para todos que admiram e querem conhecer um pouco mais dessa diversidade e efervescência que é o Pará.

Sobre a Vila Musical

É um espaço que congrega, tanto por se tratar de um espaço voltado para o ensino, quanto também é um estúdio. A Escola Livre Vila Musical é Em um ambiente acolhedor, o ensino musical tem enfoque tanto prático quanto teórico. Com esse viés, nada melhor que eventos com diferentes nuances para fomentar o intercâmbio cultural e enriquecer o repertório musical de todos que se interessam por música, alunos ou não. Oportunidade única para que todos se deixem inspirar pelos ritmos do Pará.

Na Escola Livre Vila Musical os alunos aprendem música a partir de suas memórias e interesses, o ensino é pautado na construção do saber, onde o aluno é o projeto. De forma divertida e dinâmica, a Escola oferece aulas de musicalização infantil, canto, piano, teclado, violão, guitarra, baixo e bateria.

Reconhecido como patrimônio cultural, o carimbó é um ritmo paraense famoso pela batida do tambor chamado "curimbó". A manifestação cultural envolve passos característicos de casais de dançarinos, que usam um figurino que chama atenção pelas saias rodadas das mulheres, sempre com estampas vibrantes. A música e a dança são marcadas pela batida dos tambores, instrumentos de cordas, como o banjo, e também chocalhos.

Criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o Carimbó é uma das mais tradicionais expressões culturais do Estado e da região amazônica. Atualmente, o nome "Carimbó" é utilizado como referência à expressão que envolve festa, música e coreografia, características e tradicionalmente reproduzidas, no nordeste paraense. Os temas das canções, em geral, são alusivos a elementos da fauna e da flora da região, ao dia a dia do trabalho e às práticas cotidianas.

Confraria dos Aromas- Mais que um cheiro, um sentimentoA empresa nascida em Belém do Pará pelas mãos de Márcia Martinez, acredita que a cultura é bem que deve ser multiplicado.A Confraria dos Aromas atua no segmento de Aromatizantes para lar, empresas e afins. A Confraria é uma empresa artesanal especializada na perfumaria de produtos para ambientes onde busca a matéria-prima de qualidade e mão de obra local.

"Nosso capital é 100% regional e, desde o início, diferenciou-se ao adotar como práticas fundamentais o uso de material qualificado agregando conhecimento, sofisticação e bom gosto. Acho válido poder divulgar Amazônia através dos aromas regionais e eventos como esse". Afirma Márcia

Serviço
Uma Noite em Belém do Pará
Data: 5 de maio de 2018
Local: Rua Sá Viana, 28, Grajaú, Rio de Janeiro
Horário: 19h
Ingressos: R$ 15

*É jornalista
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde pa...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive