terça-feira, 19 de junho de 2018

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde para prestar atendimentos diversos às comunidades ribeirinhas, a partir de Vila Franca. O barco saiu de Santarém nesta segunda-feira (18) e por dez dias leva os serviços de saúde aos ribeirinhos, com uma equipe multiprofissional da Secretária Municipal de Saúde.

O Ministério Público de Santarém, por meio da promotora de justiça da Saúde, Lilian Braga, e o Conselho Municipal de Saúde, atuaram para garantir o retorno dos atendimentos do navio, que pertence à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desde agosto de 2017, e por meio de parceria com o município, já está com cronograma fechado até outubro para cinco viagens em 47 comunidades de Santarém, Belterra e Aveiro.

Na manhã desta terça-feira (19), representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretaria Municipal de Saúde e Ufopa, reuniram com o MPPA para apresentar o cronograma das viagens e o detalhamento dos serviços e profissionais credenciados. Estão programadas para esta semana reuniões com representantes de Aveiro e Belterra, para também tratar dos serviços, pois cada município tem uma estratégia específica em saúde.

“Estou muito feliz hoje, de saber que ontem o Abaré já voltou para as águas e que a população ribeirinha de Santarém, Belterra e Aveiro começam a ter novamente o atendimento. Nosso maior objetivo é que essa unidade de saúde fluvial pudesse estar a serviço da população. Foi um processo longo de luta das comunidades, dos trabalhadores, dos ribeirinhos para isso. Após um período de estagnação é com muita alegria que vemos o Abaré retornar às suas atividades”, comemora Lílian Braga.



A primeira viagem do Abaré inicia na Vila Franca, no rio Arapiuns, com uma equipe de médicos, enfermeiros e profissionais da atenção básica, que farão atendimentos como pré-natal, vacinas, pediatria, odontologia e outros. Por meio de Termo de Cooperação Mútua assinado entre a Ufopa e a prefeitura de Santarém, o atendimento é realizado por equipes do município, que recebe recursos diretos do Ministério da Saúde para custear os serviços.

A Ufopa é responsável peça manutenção e guarda do Abaré, e nos meses em que não houver viagens, poderá utilizá-lo como navio-escola. Alunos e professores da Ufopa podem acompanhar as equipes da Semsa durante as viagens para ensino, pesquisa e extensão. “A Ufopa tem uma cessão de uso do navio, que ocupa o Abaré por um período do ano para as missões, e no restante dos meses será usado como navio-escola”, informa o pró-reitor de pesquisa Domingos Diniz.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura, ressalta a vitória dos usuários que voltarão a ter os serviços. “Depois de tantas reuniões e discussões conseguimos chegar a um denominador comum, e de interesse dos usuários do Sistema Único de Saúde para que o Abaré reiniciasse suas atividades e até o mês de outubro estamos com o cronograma fechado”, declara.

Fonte: Ascom/MPE
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive