quinta-feira, 7 de junho de 2018

Programação especial vai marcar os 30 anos da Pastoral do Menor da Diocese de Santarém


A Pastoral do Menor (Pamen) da Diocese de Santarém promove de 12 a 16 de junho de 2018 uma vasta programação para comemorar seus 30 anos de fundação. Haverá encontros, visita aos núcleos, visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição e Missa em Ação de Graças. O fundador da instituição, irmão Ronaldo Hein, estará participando deste momento celebrativo.

Segundo o coordenador da entidade, padre Eugênio Venzon, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), esse “é um momento especial e único, pois nestes 30 anos muitas crianças, adolescentes e famílias foram restauradas devolvendo a todos a dignidade de filhas e filhos de Deus”.

Ainda de acordo com o padre, o trabalho da Pastoral do Menor “foi e é um trabalho com os preferidos de Deus: ‘Quem acolhe o menor, a mim acolhe’ (Evangelho de Marcos 9,37). Portanto, tudo o que foi feito e está sendo feito é a Deus que foi e está sendo feito”.

O bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, ressalta a importância da Pastoral do Menor para a missão social da Igreja em Santarém. Segundo ele, a Pastoral do Menor cuida de um dos grupos mais frágeis da sociedade, crianças e adolescentes que podem se tornar vulneráveis por situações educacionais, familiares, sociais, econômicas. "Por isso é o amor que, como Igreja e como sociedade, demonstramos para quem é menos favorecido. São 30 anos de um trabalho bonito, sério e competente ajudando crianças e adolescentes a terem nova chance na vida. Para nós, é uma alegria celebrar essa história e um compromisso em continuar para que todas as crianças e adolescentes possam ter vida e vida plena”, destacou Dom Flávio.

Abaixo segue a programação:

- 12 de Junho (Terça-feira): Encontro com ex-participantes da Pamen

Local: Pastoral do Menor Centro (Rua Afonso Pena, nº 48, bairro Aeroporto Velho) - Manhã e tarde

- 13 de Junho (Quarta-feira): Encontro com a Rede de Proteção – Ação e Proteção

Local: Pastoral do Menor Centro – 8h30

- 14 de Junho (Quinta-feira): Visita aos núcleos (manhã)

Coffee Break Beneficente (Valor do cartão por pessoa: R$ 25,00 – Vendas nos núcleos e com os educadores da Pamen)

Local: Barrudada Tropical Hotel – 18h30

- 15 de Junho (Sexta-feira): Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição

Local: Pastoral do Menor Centro – 8h30

- 16 de Junho (Sábado) – Missa em Ação de Graças pelos 30 anos da instituição

Local: Pastoral do Menor Centro - 9h

Sobre a Pastoral do Menor Diocesana

A Pastoral do Menor (Pamen) é uma entidade pastoral que pertence às Obras Sociais da Diocese de Santarém. É registrada como entidade de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, no Conselho Nacional de Assistência Social e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

A missão da Pamen é promover e defender a vida das crianças e adolescentes empobrecidas e em situação de risco pessoal e social. No cumprimento de sua missão, a Pastoral do Menor não se presta a fins políticos ou ideológicos, nem admite preconceitos de raça, cor, sexo, bairro ou religião.

Baseado nos princípios: “Promover para Integrar” e “Educar para Prevenir”, a Pamen acredita que atividades sócio–educativas, em um ambiente seguro, podem prevenir situações problemáticas e melhorar a conduta pessoal dos participantes. As atividades e cursos oferecidos podem contribuir para uma qualidade de vida melhor, promover talentos e valores humanos e levantar a autoestima.

Dados atuais

Atualmente a Pastoral do Menor atende 1.900 menores, entre crianças e adolescentes. Além da sede, a entidade possui 14 núcleos em diversos locais da Diocese de Santarém. Com os menores são desenvolvidas atividades de esporte e lazer, curso de marcenaria, serigrafia, crochê e bordado, dança, violão e teclado, informática, biscuit, teatro, reforço escolar, corte e costura, e culinária (nos cursos corte e costura, e culinária além de algumas adolescentes, também participam mães de menores atendidos pela Pastoral).

Fundação

Em 1982, o então bispo da Diocese de Santarém, Dom Tiago Ryan, da Ordem dos Frades Menores (OFM), pediu à Coordenação Diocesana de Pastoral para fazer um contato com as crianças e adolescentes que trabalhavam nas ruas da cidade para ver de perto a situação em que viviam. Foi a partir desta iniciativa que Irmão Ronaldo David Hein, da Congregação de Santa Cruz, junto com alguns membros da Associação dos Educadores Católicos (AEC), iniciou um trabalho junto a 12 crianças e adolescentes engraxates.

As primeiras reuniões aconteciam semanalmente na Praça da Matriz, e depois no salão paroquial da Matriz, onde os meninos recebiam orientação para a vida, uma refeição e uma oportunidade para brincar.

No período 1984 a 1986 começa o trabalho de parceria com a FBESP (Antiga FEBEM), acompanhando crianças e adolescentes em situação de rua. Na época, era notório o consumo de drogas, aumento da violência, a decadência na convivência familiar e o desinteresse pela escola formal. Então surgiu outro grupo de voluntários da equipe de Catequese Escolar. O trabalho expandiu para incluir lavadores de carro, jornaleiros, vendedores ambulantes e pedintes, totalizando 50 menores. Os Irmãos de Santa Cruz cederam à área coberta do Colégio Dom Amando para atender aos meninos, pois o salão paroquial da Matriz não comportava mais o grupo. Enquanto isso o grupo de voluntários reunia em uma sala da Catequese Escolar, para organizar seus trabalhos.

Então, no dia 17 de Fevereiro de 1988, sob a denominação de Pastoral do Menor Trabalhador de Santarém, a Pamen é reconhecida oficialmente como entidade filantrópica e tem sua sede estabelecida à Rua Afonso Pena, nº 48, bairro Aeroporto Velho, onde permanece até os dias atuais. No ano 2000, ocorreu o cancelamento da inscrição de pessoa jurídica Pastoral do Menor Trabalhador, passando a ser um setor filiado às Obras Sociais da Diocese de Santarém e ser denominada Pastoral do Menor.

Campanha Natal Sem Fome


Em 1996, a Pastoral do Menor lançou a Campanha “Natal Sem Fome” com o objetivo de sensibilizar a sociedade santarena quanto à importância da solidariedade para com as famílias carentes que passam fome. Todos os anos, no período natalino, são arrecadadas toneladas de alimentos não perecíveis que são distribuídas a milhares de famílias dos menores atendidos pela Pastoral e para famílias carentes de paróquias da cidade de Santarém.

Irmão Ronaldo

O seu fundador, irmão Ronaldo Hein, ficou à frente da Pastoral até o dia 2 de janeiro de 2018, pois sua congregação o designou para uma nova missão: coordenar uma Casa de Formação em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

A festa dos 30 anos de fundação da Pastoral do Menor só vai ocorrer neste mês de junho para que Irmão Ronaldo participe das comemorações. Ele chega ao município de Santarém na tarde desta quinta-feira, 7 de junho.

Fonte: Divulgação I Ascom da Diocese de Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

Celpa inicia Mega Operação para o Çairé 2018

Os trabalhos são preventivos e visam oferecer mais qualidade e segurança na energia oferecida aos moradores da vila de Alter do Chão A a...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive