quinta-feira, 21 de junho de 2018

Santarém comemora 357 anos com música e entrega de obras à população


A cidade de Santarém, região do Baixo Amazonas, estará em festa nesta sexta (22), quando completará 357 anos de existência. Às vésperas do aniversário, nesta quinta-feira (21), a população ganha uma maratona de shows culturais promovidos na Praça de Eventos da cidade, com início a partir das 18h. Um show pirotécnico, seguido de forró com a banda Xiado da Xinela, de Manaus (AM), promete animar a população nas primeiras horas.

As comemorações de aniversário da “Pérola do Tapajós”, como é apelidada, se iniciaram no último sábado, 16, no Teatro Municipal Victória, com uma coletiva com o prefeito Nélio Aguiar, sobre as ações programadas até o dia 30 de junho. Estão previstas atividades culturais, turísticas, lançamento de programas, inaugurações de obras nas áreas da infraestrutura, da saúde, da agricultura, da educação, de esporte e de lazer.

Segundo o prefeito Nélio Aguiar, a campanha de aniversário desse ano objetiva a valorização de todas as pessoas que vivem no município. “Pensamos em valorizar também a cultura e o turismo, com destaque para nossas atrações naturais, sobretudo o incrível pôr-do-sol que temos em Santarém”, disse, reforçando que boa parte da programação foi elaborada para destacar as ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. “São obras nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, mobilidade, assistência social, esporte, lazer e cultura que vão gerar qualidade de vida ao nosso povo e engrandecer nossas manifestações de amor e parabéns à Santarém”, finalizou.

Ruas pavimentadas, novo laboratório do Hospital Municipal, implantação de um Centro de Educação Municipal Infantil no bairro Maicá e revitalização da Praça do Forte, atualmente conhecida como Praça do Mirante, são algumas ações que entraram na programação de aniversário da cidade, que tem como tema “Santarém 357 anos. Pérola do Tapajós, Tesouro da Nossa Gente”.

“Não teremos atrações nacionais, porque entendemos que existem outras prioridades. Não dá pra deixar de investir numa creche, ação de saúde ou de infraestrutura para trazer atração nacional, neste momento. Existem limites orçamentários. É preciso ter o equilíbrio e zelo com os gastos. Temos trazido shows da região e o público comparece. Pensamos, sobretudo, em executar serviços concretos às pessoas de Santarém, a quem tanto queremos bem", justificou o prefeito Nélio Aguiar.

Programação - Na maratona de shows desta quinta-feira, 21, haverá apresentação do DJ Murilo Gonçalves, seguido de shows de Carol & Banda Júnior (19h), Muiraquimbó Orquestra (19h30), Ricardão & Forró Eu acho é bom (20h), Gui Estouradão (21h15), Quinta Dimensão (22h30). Às 23h30, haverá sorteio do IPTU Premiado aos contribuintes que estiverem em dia com as obrigações junto ao município.

Na sexta-feira (22), às 17h, na Igreja Matriz, haverá a tradicional missa mocoronga alusiva aos 357 anos de Santarém; às 19h, haverá apresentação da Companhia de Teatro Kauré, no Theatro Victória e, no Centro Cultural João Fona, será realizada a entrega das medalhas “Padre Felipe Bettendorf” às pessoas que se destacaram em seus campos de atividades, seguido de show Canta Santarém, com artistas da terra e o “parabéns” à cidade, às 23h. Às 17h de sábado (23), ocorre a Trilha Caminhos da Floresta e projeto Pôr do Sol, na Serra do Saubal, e a Carimbolada Alternativa, às 21h, na Praça 7 de Setembro, em Alter-do-Chão. Inauguração da Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados, da Praça do Forte e do Cras Alter do Chão, além de entrega de ruas asfaltadas no Aeroporto Velho e Feirão do Microcrédito estão na pauta da agenda de inaugurações.

Morar Legal

Entre as ações que marcam os 357 anos de Santarém, destaca-se o lançamento do projeto de regularização fundiária “Morar Legal”, na última segunda-feira (18). Segundo a coordenadora municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), Nelcilene Lopes, o projeto tem como grande desafio “garantir à população do município o direito social à moradia”. Atuará basicamente em áreas de interesse social, ocupadas para fins de moradia, com seleção que envolverá vistorias técnicas, pesquisas e análises de documentos atendendo as condições, critérios técnicos e legais necessários para a Regularização Fundiária.

Centro Regional de Governo

O secretário regional do Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves, parabenizou a cidade de Santarém pelos 357 anos, com agradecimento aos munícipes pela acolhida e receptividade da população à sede administrativa estadual do Centro Regional de Governo, inaugurada em janeiro deste ano. O Centro é um novo modelo de gestão pública, que forma uma gestão compartilhada com a administração pública municipal visando estabelecer metas, por meio de um vínculo direto com o governo, para atender as demandas da região.

“Neste aniversário, comemoramos entregas importantes aos munícipes de Santarém, como o Hospital Regional do Baixo Amazonas, que hoje é considerado um dos dez hospitais de melhor qualidade do Brasil, além das inaugurações da Estação Cidadania, da Escola Técnica, do curso de Medicina, da ampliação da rodovia Fernando Guilhon - com a sua duplicação até o trevo de Alter do Chão -, assim como a estrada de Alter do Chão, que recebeu investimentos com acostamento e ciclofaixa, com a obra em pleno andamento”, citou Olavo das Neses.

Terminal Hidroviário

O secretário regional também lembrou que as obras do terminal hidroviário de cargas e passageiros de Santarém estão a todo vapor, no bairro da Prainha. Considerado um investimento importantíssimo do Estado, por sua estrutura portuária que já é a maior do Pará e uma das mais modernas do Norte, o terminal hidroviário congrega espaços para movimentação de cargas e passageiros, com 3,6 mil metros quadrados de área construída e deve atender em média 50 a 60 mil passageiros por mês. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial. A obra, considerada um dos maiores investimentos do Estado já realizados em Santarém e na região do Baixo Amazonas, está orçada em R$ 59.884.105,61 e a previsão é a de que em agosto de 2019 esteja concluída.

Também está em fase de conclusão, a obra do ginásio poliesportivo, no bairro de Aparecida, orçada em R$ 16.209.927,35, com recursos provenientes dos cofres estaduais. Assim que inaugurado, o ginásio será um dos maiores da região Norte e funcionará como espaço para atividades esportivas, além de uma praça para consolidar atividades culturais, de entretenimento e de lazer, com capacidade para 5.100 pessoas. “Por esse motivo, Santarém ganha uma gama de investimentos do Estado que representam a Pérola do Tapajós e sua importância regional com obras importantes que atendem não só o município de Santarém, mas toda a região Oeste do Pará”, concluiu o secretário regional

Outras ações do Governo

Em setembro, Santarém receberá mais uma edição do Salão do Livro do Baixo Amazonas. O evento é realizado há dez anos e deve manter os moldes das últimas edições, realizadas numa ação conjunta entre Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas e Prefeitura de Santarém. Além da definição do evento literário, este mês, 513 alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio participaram de mais um aulão do Pro Paz Enem, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os próximos aulões estão marcados para os dias 18 e 19 de agosto; 15 e 16 de setembro e 20 e 21 de outubro.

Para incentivo à produção, em junho, na Vila de Alter-do-Chão, foi realizada a primeira edição do Festival Gastronômico “Cozinha Tapajós”, com renomados chefs gastronômicos e a participação de produtos orgânicos assistidos por escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), que mobilizou os produtores rurais. E para ordenar o setor pesqueiro nos 13 municípios que compõem o Baixo Amazonas, o Centro Regional de Governo também organizou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) formado por mais de 30 representantes, com a missão de ajudar a normatizar as atividades relacionadas ao setor, por meio da análise e aprovação da minuta do decreto a ser submetido ao Conselho Estadual de Pesca.

E na área da saúde, em maio passado, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi o responsável pela execução do primeiro transplante de rim com doador falecido em um município da Amazônia. O primeiro transplante de rim com doador vivo ocorreu em novembro de 2016. Desde então, foram 20 transplantes realizados na unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

Fonte: Agência Pará /Julie Rocha
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde pa...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive