domingo, 16 de setembro de 2018

Confira as vencedoras do XII Festival de bandas e fanfarras


Foram conhecidas na tarde deste domingo (16), as três escolas campeãs do XII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. A escola Tiago Xisto, do Lago Grande, foi a vencedora na categoria Banda de Percussão, com 290,8 pontos; De Óbidos, veio a campeã da categoria Banda Simples. A escola obidense Inglês de Souza ficou em primeiro lugar com 313,9 pontos. A escola Maria de Lourdes Almeida, de Santarém, sagrou-se campeã na categoria Banda Musical, recebendo 552,9 pontos. A apuração ocorreu na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy e contou com a presença dos representantes de todas as escolas participantes da edição do festival, que este ano ocorreu no estádio Colosso do Tapajós.

Apuração das escolas vencedoras

As apresentações das escolas iniciaram na sexta-feira (14), com a participação de dezoito escolas com diversas temáticas na categoria de Banda de Percussão e Fanfarra Simples. No sábado (15), foi à vez das Bandas Musicais, com maior quantidade de instrumentos musicais.

Para o primeiro lugar de cada categoria a premiação é de 6 mil reais, em créditos, para aquisição de novos instrumentos

Para o segundo e o terceiro lugar o valor do credito é de cinco e quatro mil reais, respectivamente.

Sobre a apuração, a coordenação técnica do festival está sob a responsabilidade da professora Monique Marinho e professor Júlio Heleno. Segundo ela, este ano as 31 agremiações que participaram do festival concorrem em três categorias: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical, nos aspectos marcial, musical e coreográfico. Para as categorias Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical foram adotadas critérios e conceitos de acordo com regulamento.

Monique Marinho detalhou que as categorias Banda de Percussão e Banda Musical, o júri depois de avaliar os aspectos marcial, musical e coreográfico vai adotar pontuação de sete a10, podendo ser fracionado, com os seguintes aspectos: Marcial- marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, peça rítmica, execução técnica da percussão e regência. No aspecto coreográfico o júri vai analisar criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.

Na categoria Fanfarra Simples foram avaliados pelo júri os aspectos marcial e musical, observando os mesmos critérios de pontuação. No aspecto marcial serão analisados: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, melodia, harmonia, ritmo e regência. No aspecto coreográfico o júri vai analisar criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.

Vencedoras do festival - As escolas vencedoras da categoria Banda de Percussão, em primeiro, segundo e terceiro lugares foram: Tiago Xisto de Aragão (Lago Grande), com 290,8 pontos; Corporação Musical Estrela Negra, com 285,6 e Boa Fé (Lago Grande), com 285,8 pontos.

Na categoria Fanfarra Simples, venceram em primeiro, segundo e terceiro lugares as escolas Inglês de Souza (Óbidos), com 313,1 pontos; Lírio dos Vales (Lago Grande), com 313,4 pontos e São José (Óbidos), com 313,1 pontos.

Na categoria Banda Musical, em primeiro, segundo e terceiro lugares, as escolas vencedoras foram: Maria de Lourdes Almeida, com 352,9 pontos; Álvaro Adolfo da Silveira, com 352,6 pontos e Almirante Soares Dutra com 351,2.

O coordenador do XII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, José Maria Lira convidou a todos a prestigiarem o desfile das campeãs e para o protocolo da premiação, nesta segunda-feira (17), a partir das 18h30, no estádio Colosso do Tapajós, onde as bandas e as fanfarras voltarão se apresentar ao público.

Com informações da Agência Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

Enem: estudantes podem confirmar inscrição a partir desta 2ª feira

A partir desta segunda-feira (22), os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem acessar os cartões de con...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive