domingo, 9 de setembro de 2018

Economia da Amazônia brasileira cresce mais que a média do país, mas rendimento na região continua menor, diz estudo

Barcos de pesca se aproximam do porto de Santana, próximo à cidade de Macapá (AP)
Nos últimos 20 anos, a economia da região amazônica brasileira cresceu 2 vezes mais que o crescimento médio no país, mas ainda assim a renda média das famílias que vivem nesses estados e municípios é menor que a média nacional. É o que aponta estudo feito pela economista Tatiana Pinheiro, do Santander, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A Amazônia Brasileira (ou Amazônia Legal) é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Segundo o levantamento, a região atingiu em 2017 a participação de 8% do total do PIB brasileiro – um avanço em relação aos 5,8% registrados 20 anos antes e aos 7,2% de 10 anos atrás.



No entanto, a desigualdade entre a renda da região amazônica e a média nacional também aumentou, e em 2017 a região tinha salário médio 20% inferior à média do Brasil.



No final do ano passado, enquanto o rendimento médio real no Brasil era de R$ 1.770,40, nos estados e municípios incluídos na Amazônia Brasileira essa média era de R$ 1.380. Isso significa que o rendimento médio da região equivale a 77,9% do nacional – uma piora em relação aos 83,7% de dez anos antes.

Entre as causas para essa desigualdade, Pinheiro aponta “dificuldades de acesso a grande parte das localidades que compõem a Amazônia e a deficiência energética”.

“A forma de produção e política de desenvolvimento adotadas ainda não resultaram em oportunidades de emprego, aumento de renda e melhora na qualidade de vida suficientes para aproximar a região da renda média do país”, diz a economista em seu estudo. “Alguns exemplos disso são a geração de energia elétrica por gerador a diesel e a construção de rodovias, ao invés da geração de energia fotovoltaica e construção de hidrovias.” (G1)
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

MPF recomenda que escolas e universidades do oeste do Pará garantam liberdade de ensino

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação a instituições da área da educação no oeste do Pará em que recomenda que escolas,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive