domingo, 9 de setembro de 2018

Justiça Eleitoral convoca voluntários ribeirinhos



Cercado por rios, o estado do Pará apresenta peculiaridades geográficas que são verdadeiros desafios para o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Para realizar todos os processos da eleição e chegar em todo o território paraense, o TRE cruza estradas e rios com o intuito de garantir o direito ao voto de cada cidadão.

A logística do processo eleitoral começa bem antes do mês de outubro. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará precisam fazer vistoria nos locais de votação, além de convocar os mesários voluntários que irão trabalhar durante o pleito eleitoral.

Este ano, serão 1.334 seções eleitorais em áreas ribeirinhas. Nessas localidades, os voluntários são moradores da própria comunidade. Como dona Silvana Borges, que mora no Furo do Rio Piriá Mirim, no município de Curralinho. Acostumada com a rotina da Justiça Eleitoral, ela já esperava, ansiosa, olhando da janela da palafita, a sua convocação. “Eu já estava esperando. Pensava até que não vinha esse ano”, sorrindo, a dona de casa recebeu os técnicos e agradeceu o comunicado oficial.

“Ficamos muito surpresos com a reação desta voluntária. Para ela é um prazer ser convocada para trabalhar durante as eleições, a serviço da democracia. É algo que foge da rotina dessas pessoas e acaba sendo algo muito esperado. E para nós, da Justiça Eleitoral, é um prazer atravessar esses rios. É extremamente gratificante! ”, destacou Lena Leão, Chefe de Cartório da 86ª Zona Eleitoral.

No mês de agosto, a equipe da 86ª ZE entregou cerca de 30 cartas pelas comunidades ribeirinhas de Curralinho e vistoriou 6 locais de votação às margens dos rios; Escola Pau D'Arco, Escola Santa Cruz do Piriá, Escola Turé, Escola Maria das Dores Sá e Creche Canto do Saber. Nas eleições de 2018, 268 pessoas vão atuar como voluntários no município. Todos os mesários que moram no centro da cidade de Curralinho já foram notificados.

Comunidades Ribeirinhas


Para as Eleições 2018, o TRE do Pará registrou um eleitorado de 5.499.283. Desses, 306.314 eleitores são ribeirinhos e estão aptos a votar nas 1.334 seções eleitorais localizadas nos municípios de Abaetetuba, Abel Figueiredo, Acará, Afuá, Almerim, Ananindeua, Aurora do Pará, Aveiro, Bagre, Baião, Barcarena Belém, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Breves, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Cametá, Chaves, Curralinho, Curuá, Curuçá, Faro, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Itaituba, Juruti, Limoeiro do Ajuru, MARACANÃ, Melgaço, Mocajuba, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Muaná, Novo Progresso, Óbidos, Oeiras do Pará, Oriximiná, Ponta de Pedras, Portel, Porto de Moz, Prainha, Santarém, Santarém Novo, São Caetano de Odivelas, São Geraldo do Araguaia, São Sebastião da Boa Vista, Senador José Porfírio, Terra Santa, Tomé-Açu, Tracuateua, Tucuruí e Viseu. (TRE/PA)
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

MPF recomenda que escolas e universidades do oeste do Pará garantam liberdade de ensino

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação a instituições da área da educação no oeste do Pará em que recomenda que escolas,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive