terça-feira, 18 de setembro de 2018

Serviço de Inspeção Municipal registra aumento no abate de bovinos em Santarém


Número de abates deve aumentar em 2018.O município de Santarém registrou avanços significativos no abate de bovinos durante o ano de 2017. A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Serviço de Inspeção Municipal de Santarém (SIM), que é responsável pelo trabalho, constatou que 58.715 animais passaram pela fiscalização do setor no ano passado e a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2018.

Os números do SIM comprovam que em 2017 houve um crescimento expressivo, desde a sua criação em 2009. A expectativa é que em 2018 esse número seja ainda maior, levando em consideração que de janeiro a agosto deste ano 39.589 animais já foram abatidos, enquanto que em 2017, no mesmo período, 38.746 receberam o serviço, demonstrando um aumento de 843.

A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. A normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. Atualmente, três frigoríficos da região são fiscalizados pelo setor.

Derliany Duarte, que é médica veterinária e coordenadora do SIM, afirma que os bons resultados obtidos pelo setor deve-se ao serviço ofertado as indústrias que percebem que estar inscrito no SIM garantem inúmeras vantagens. "As indústrias percebem que estar inscrito no SIM, eles garantem vantagens na comercialização, com melhor aceitação e reconhecimento dos consumidores que dão total preferência na compra do alimento. Sem falar ainda que o setor dispõe de profissionais capacitados que obedecem aos processos de manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, rotulagem e armazenamento, de acordo com os critérios de segurança e qualidade", completou a coordenadora.

Como funciona o serviço?

Imagine um produtor rural ou uma cooperativa que necessite colocar seu produto no comércio local. Para que isso aconteça ambos precisam se inscrever para obter registro no Serviço de Inspeção Municipal, documento que atesta que as condições higiênico-sanitárias do processamento artesanal e/ou industrial foram obedecidas, conforme estabelece a legislação. Assim, um produto que obteve o registro passou pelos processos de manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, rotulagem e armazenamento, de acordo com os critérios de segurança e qualidade.

O que o SIM atesta?

Um estabelecimento que tenha o registro do Serviço de Inspeção Municipal, atesta que o local tem padrão de qualidade, que obedece a programas de autocontrole, que o produto tem rastreabilidade e que os procedimentos realizados atendem aos padrões de higiene operacional, ou seja, para o consumidor isso representa que aquele produto que será consumido, é seguro.

O Serviço de Inspeção Municipal é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública. 

As informações são da Agência Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

MPF recomenda que escolas e universidades do oeste do Pará garantam liberdade de ensino

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação a instituições da área da educação no oeste do Pará em que recomenda que escolas,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive