terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Celpa orienta para cuidados com os enfeites natalinos


A compra de produtos certificados e cuidados na instalação podem garantir festas mais seguras e econômicas

Faltando poucos dias para o Natal, todo cuidado é pouco na hora de enfeitar as residências, ambientes comerciais e, até, as ruas. É preciso ficar atendo na hora de comprar e instalar as luzes e demais enfeites para árvores, guirlandas e presépios.
Segundo a Celpa, concessionária de energia elétrica do Pará, o primeiro passo para garantir que nada de errado aconteça é chamar um profissional habilitado para fazer a revisão das instalações elétricas internas, o que vai garantir que os itens usados sejam seguros e, também, não deixem os clientes ter gastos desnecessários com o consumo de energia. Para isso, é indispensável procurar lojas que vendam produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As residências precisam ganhar atenção redobrada, é preciso ter um cuidado particular com as ligações improvisadas que podem causar graves acidentes. O executivo da área de Segurança da Celpa, Alex Fernandes, chama atenção, em especial para os pais: “As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF. Pedimos também que não instalem os artigos decorativos próximos aos postes ou fios da rede elétrica. Assim, vamos evitar acidentes e imprevistos. E na hora de comprar é sempre bom pedir para o vendedor testar as lâmpadas pisca-piscas”, orienta o executivo.

Já do lado de fora de casa, ou em outros ambientes externos, deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica. Estes locais devem, impreterivelmente, ser isolados dos fios, pois um pequeno rompimento em uma conexão poderá energiza-los e causar acidentes. Na hora da reutilização dos enfeites é importante conferir se poderão ser usados novamente. Emendas e conexões mal feitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento (capa protetora) rompido ou conexões e emendas com folga.

Outros cuidados também podem ser tomados, como evitar o uso de extensões, réguas de energia e benjamins ou Ts, pois tem algumas restrições e é desaconselhado pelos especialistas. Essa prática pode causar curto-circuito e, ainda, aumentar o consumo de energia elétrica.

Outro aspecto importante, é a escolha de enfeites que garantam a economia de energia, pensando nisso a melhor escolha é a compra de luminosos com lâmpadas de LED.

Confira algumas dicas importante da Celpa:

▪ Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;

▪ Revise os fios decorativos e piscas antes de instalá-los;

▪ Faça um teste nos luminosos de anos anteriores antes de reutiliza-los;

▪ Não ligue as luzinhas em extensões, réguas de energia, Ts ou benjamins;

▪ Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro;

▪ Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”;

▪ Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica;

▪ Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas;

▪ Não permita que crianças manuseiem os produtos;

▪ Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa.

Fonte: Divulgação/Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

MPF recomenda que escolas e universidades do oeste do Pará garantam liberdade de ensino

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação a instituições da área da educação no oeste do Pará em que recomenda que escolas,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive