domingo, 9 de dezembro de 2018

Defesa Pública de Memorial Acadêmico para Professor Titular.


Na próxima quarta-feira (12), às 18 horas, no auditório do campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), será realizada a cerimônia de defesa pública do Memorial de Atividades Acadêmicas do professor doutor Anselmo Alencar Colares para promoção a Professor Titular.

A banca está constituída pelos professores doutores titulares: José Claudinei Lombardi (Unicamp); Tânia Suely Azevedo Brasileiro (Ufopa); Tadeu Oliver Gonçalves (Ufpa); Carlos Alberto Lucena (Ufu) e como suplente Luis Enrique Aguilar (Unicamp).

Trata-se do último nível da Carreira do Magistério Superior das Universidades Federais. O professor Anselmo Colares ingressou na carreira do magistério superior como professor auxiliar no então Campus da Ufpa em Santarém, em 1994, após ser aprovado em Concurso Público de provas e títulos para ministrar a matéria História da Educação. Foi ascendendo na carreira mediante a realização de estudos de pós graduação. Em 1998 concluiu o mestrado e passou para Professor Assistente; em 2003 ao concluir o doutorado se tornou Professor Adjunto, classe na qual progrediu até chegar a Professor Associado e nesta se encontra no nível 4, que antecede a Classe E, de Professor Titular, a última da carreira docente em instituições federais de ensino superior..

A carreira de professor foi iniciada em 1981, em escolas públicas estaduais de educação básica, um ano antes de ingressar no curso de Pedagogia, o primeiro ofertado em períodos letivos regulares em Santarém. Anselmo Colares foi o primeiro doutor egresso de um curso superior realizado na Pérola do Tapajós e agora será o primeiro professor titular. Uma carreira de 35 anos nos quais além da docência em sala de aula, realizou pesquisas e extensão, participou da gestão e outras atividades que fazem parte da docência universitária. Nos últimos anos tem feito avaliação de cursos e de instituições de ensino superior pelo MEC/INEP. Foi eleito vice reitor da Ufopa e exerceu o mandato no período 2014-2018. Na educação básica foi professor de técnicas agrícolas, matemática, ciências, entre outras. E no ensino superior além da matéria de seu concurso tem ministrado disciplinas como: legislação educacional; metodologia científica; política e gestão; No mestrado em educação ministra o componente obrigatório Educação e Realidade Amazônica.

A defesa pública do Memorial está prevista para iniciar as 18h do dia 12 de dezembro, no auditório Wilson Fonseca, unidade Rondon da Ufopa. O candidato terá 50 minutos para fazer a apresentação do Memorial e cada membro da Banca Examinadora dispõe de até 30 minutos para fazer a arguição, conforme estabelece a Resolução nº 29, de 2017 do Conselho Superior de Administração da UFOPA, em cumprimento ao que determinam as Leis federais 12.772/2012 e 12.863//2013

Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil
Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém - ALAS
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive