segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Baixo Amazonas terá chuvas e trovoadas nesta terça-feira


A terça-feira (19) será de chuvas e trovoadas pelo período da manhã na região do Baixo Amazonas, segundo previsão da central de monitoramento climatológica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Na Calha Norte, a expectativa é de céu nublado a encoberto. À tarde, céu nublado com chuvas isoladas e, à noite, céu variando de parcialmente nublado a nublado. O monitoramento do clima na região é feito diariamente.

O órgão analisou nesta segunda-feira, o fenômeno que assustou os moradores de Santarém, no último domingo. A tromba d’água no rio Tapajós chamou a atenção de quem caminhava pela orla da cidade.

Registrada em vídeo pelos moradores da cidade, a tromba ocorre em média duas vezes por ano e seria mais comum em grandes rios, como o Tapajós, o Amazonas e na Baía do Guajará. As informações são da direção de meteorologia da Semas.

A central de monitoramento climatológica comentou o ocorrido. “Geralmente, da base da nuvem ‘Cumulus Nimbus’ com trovoadas, é formado um funil, e esse funil pode atingir uma superfície líquida, normalmente mais plana", explicou Saulo Carvalho, diretor de Meteorologia da Semas.

O fenômeno - A tromba d'água é comparável a um tornado, mas com intensidade menor do que é fenômeno observado no hemisfério norte. Possui características específicas: a altura pode alcançar cerca de 1km e os ventos podem chegar até 40km/h.

"O fato da tromba d'água ter menos intensidade que o tornado não deve ser um indicativo de pode haver aproximação. No caso de embarcações, é sempre bom ter uma distância de segurança para evitar prejuízos", orientou Saulo.

Com informações da Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive