sábado, 23 de fevereiro de 2019

COLUNA PONTO FINAL - 23 DE FEVEREIRO DE 2019

DOMICÍLIO ELEITORAL
###Já anunciado como potencial pré-candidato à Prefeitura de Santarém, o deputado estadual reeleito Hilton Aguiar (DEM), vai mudar o seu domicílio eleitoral para a Pérola do Tapajós. O parlamentar virá de mala e cuia para cá para acompanhar de perto a realidade da população e ouvir as principais necessidades dos santarenos e apresentá-las ao governador Helder Barbalho. A transferência de domicílio eleitoral ocorrerá no início do mês de março.

                                                           
*** 
DIA DO ARTESANATO
###Já está tramitando nas comissões pertinentes da Câmara de Vereadores de Santarém, o projeto de lei de autoria do vereador Valdir Matias Jr. (PV), que institui o Dia Municipal do Artesanato. A criação da data é para homenagear os artesãos santarenos que muito contribuem com a cultura e o artesanato do município. O Dia Nacional do Artesão é comemorado no dia 19 de março. Santarém é reconhecida internacionalmente por causa também do trabalho de artesãos como Laurimar Leal, Dica Frazão, Izauro do Barro, Roque Lima, Fona Camargo, Ana Leal, Romana Leal, Rose Costa, Mestre Elves, Jefferson entre outros renomados artistas.

                                                           ***

TEMPORÁRIOs
###1º de julho é o prazo de encerramento do contrato dos servidores temporários da Prefeitura de Santarém, cedidos à administração estadual para atuação na área de segurança pública, lotados principalmente no Centro Integrado de Operações (Ciop) e Polícia Civil. Antes, em 29 de março, um cronograma deve ser apresentado ao MP, para que o órgão possa fiscalizar e acompanhar o acordo. Na reunião da última sexta-feira (22), no Ministério Público do Pará, o representante do Governo do Estado no Baixo Amazonas, Henderson Pinto, solicitou ao MP um prazo para elaborar proposta de transição sobre a situação de servidores. O objetivo do Estado é garantir que os serviços não sejam paralisados.
                                                            *** 

CARNAVAL SEGURO
###Pare, pense e use camisinha. Esse é o slogan da campanha de combate ao HIV lançada neste sábado (22) pelo Ministério da Saúde. O foco, este ano, são homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos. Dados revelam que 73% das novas infecções contabilizadas no país são registradas entre pessoas do sexo masculino. Do total de novas infecções entre os homens, 75% são na faixa etária de 15 a 39 anos.

                                                            ***

QUIOSQUES NAS PRAÇAS
###O vereador Júnior Tapajós (PR), representou esta semana, na Câmara de Santarém, um projeto de lei que propõe a construção de quiosques de vendas de iguarias nas praças da cidade. A proposta do parlamentar é que sejam implantados esses espaços em todas as praças construídas ou reformadas pela Prefeitura. Objetivo é tornar esses lugares atrativos para os moradores e também turistas que visitam a cidade.

                                                             ***

GINÁSIO DJALMA LIMA
###Uma indicação sugerindo que o Ginásio Poliesportivo de Santarém receba o nome do professor Djalma Lima, foi apresentada pelo vereador Rogélio Cebulisk (PSB), na Câmara Municipal esta semana. A proposta será encaminhada ao governador Helder Barbalho e recebe o apoio de todos os pares da Casa. Djalma Lima foi um dos principais desportistas do município e contribuiu dignamente com o esporte santareno.

                                                            ***

EDUCAÇÃO INDÍGENA
###As inscrições para a Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEI), em nível de mestrado, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), podem ser feitas apenas on line e até o dia 15 de março, no site da instituição: www.uepa.br. Estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 10 para o Polo de Santarém e 10 para o Polo de Marabá. As inscrições são gratuitas. As vagas são voltadas exclusivamente para indígenas com diploma em Licenciatura Plena reconhecido por qualquer órgão brasileiro e alunos indígenas concluintes de curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa, desde que terminem o curso antes da matrícula. O processo seletivo é constituído por quatro etapas: prova escrita, avaliação de projeto de pesquisa, avaliação de currículo lattes e entrevista.

                                                             ***

AS MOCORONGAS
###O final de semana no auditório da Casa de Cultura será com a arte cênica. O Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé reapresenta o espetáculo sucesso de público "As Mocorongas" que já esteve em cartaz nos anos de 2013, 2014 e 2015. Aproximadamente 1500 pessoas já prestigiaram as atrizes. As apresentações ocorrerão neste sábado (23) e domingo (24), às 20 horas. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive