domingo, 24 de fevereiro de 2019

INTERNACIONAL: Brasil condena violência e 'caráter criminoso do regime Maduro'


Confronto na fronteira do Brasil com a VenezuelaRicardo Moraes/Reuters

O Itamaraty se posicionou, no início da madrugada deste domingo (24), sobre o uso da força por parte Venezuela contra a própria população na fronteira com o Brasil e com a Colômbia.

O governo brasileiro chamou a violência da Guarda Nacional Bolivariana contra civis como um "brutal atentado aos direitos humanos".

Segundo a nota, o bloqueio de caminhões que levariam ajuda humanitária internacional à população da Venezuela "caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro"


Na cidade de Santa Elena de Uairén, próximo à fronteira do Brasil, quatro pessoas foram mortas no sábado (23). O confronto no lado colombiano deixou pelo menos 285 feridos, principalmente indígenas da etnia pemon.

o Brasil chama o governo de Maduro de "regime ilegítimo" e apela à comunidade internacional para que o auto-proclamado presidente Juan Guaidó seja reconhecido.

Leia a íntegra da nota do Itamaraty:

"O Governo do Brasil expressa sua condenação mais veemente aos atos de violência perpetrados pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro, no dia 23 de fevereiro, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia, que causaram várias vítimas fatais e dezenas de feridos. O uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitária internacional, caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princípio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se.

O Brasil apela à comunidade internacional, sobretudo aos países que ainda não reconheceram o Presidente encarregado Juan Guaidó, a somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela, reconhecendo o governo legítimo de Guaidó e exigindo que cesse a violência das forças do regime contra sua própria população."

Reuters
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive