sábado, 16 de fevereiro de 2019

Médicos do PR, MA e SP assumem vagas do 'Mais Médicos' em Santarém nos próximos dias

Atendimento médico (Foto: Arquivo/Ascom)As comunidades Vila Curuai, Vila Socorro e Santana do Ituqui devem receber novos médicos nos próximos dias. As vagas abertas para as três localidades foram preenchidas depois de prazo aberto em edital, pelo Ministério da Saúde.

Com o encerramento do contrato entre Brasil e Cuba e a saída dos médicos cubanos do país, surgiram 17 vagas em Santarém, que eram ocupadas por esses profissionais. Assim que o edital foi aberto para médicos brasileiros, 14 aceitaram ocupar as vagas, restando apenas vagas em três comunidades do interior do município: Vila Socorro, Vila Curuai e Santana do Ituqui.

Na tarde de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, através da coordenação do Programa Mais Médicos, recebeu a informação oficial do Ministério da Saúde de que as três vagas que restavam abertas foram preenchidas.

"Estávamos na expectativa para o preenchimento dessas vagas e pela informação do Ministério da Saúde, deu certo. As três vagas para Santarém foram, enfim, preenchidas", afirmou Lauro Corrêa, coordenador do Programa Mais Médicos da Semsa, que recebeu a notícia com grande alegria.

De acordo com cronograma do edital do Mais Médicos, os profissionais brasileiros com formação no exterior tiveram os dias 13/02 e 14/02 até às 18h, para manifestarem interesse nas localidades que ainda tinham vagas disponíveis. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, antes de terminar o prazo, ainda no início da manhã de quinta-feira, todas elas já tinham sido preenchidas.

O coordenador do Programa disse que já manteve contato com os três médicos inscritos e eles confirmaram que vão assumir as vagas nas comunidades santarenas. Trata-se de uma médica do Paraná, uma médica do Maranhão e um médico de São Paulo. "Interessante é que o esposo de uma das médicas que passou nessa etapa, que também é médico, já trabalha conosco no Abaré. Eles estavam separados pelo programa, mas agora vão se reencontrar graças a essa nova oportunidade dada pelo edital do Mais Médicos. Então, estamos confiantes de que dessa vez tudo dará certo para que as três comunidades recebam o quanto antes esses profissionais", comenta Lauro Corrêa.

Corrêa explicou que além da bolsa paga pelo Ministério da Saúde aos médicos, no valor de R$ 12.386,50 (doze mil trezentos e oitenta e seis reais e cinquenta centavos), o município está oferecendo ainda uma contrapartida como ajuda pecuniária para que os médicos assumam essas comunidades do interior. "A ajuda pecuniária é para que os profissionais possam custear moradia, alimentação e transporte. É uma forma também de incentivá-los a assumir as vagas em comunidades da zona rural do município, pois a secretaria entende que essas comunidades necessitam muito da assistência médica", destaca.

Ainda pelo cronograma do Ministério da Saúde, a divulgação da lista oficial com os profissionais e as cidades onde eles vão atuar será feita na próxima terça-feira (19).

Todos os profissionais alocados nesta etapa, que não tiverem o Registro do Ministério da Saúde (RMS), realizarão um módulo de acolhimento onde terão aulas e passarão por avaliação da coordenação nacional do programa, em Brasília, antes de virem para Santarém.

Seguindo o cronograma, os novos médicos devem se apresentar na cidade entre os dias 15 e 17 de abril. Chegando a Santarém, eles também passarão por treinamentos e serão apresentados nas comunidades de destino, começando a prestar os atendimentos até o dia 18 de abril de 2019.

Com o preenchimento de todas as vagas por médicos brasileiros, o Ministério da Saúde estima que não haverá mais a necessidade de abrir prazo para médicos estrangeiros, conforme previa o edital.

Fonte: Agência Santarém de Notícias
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive