sábado, 2 de março de 2019

Eleitores faltosos têm até o dia 7 para ficar em dia com a Justiça Eleitoral


Até a próxima quinta-feira, 7, 67.145 eleitores faltosos, no Estado do Pará, devem para procurar o cartório eleitoral mais próximo e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. A chamada vale para aqueles que não compareceram às urnas nas últimas três disputas eleitorais. Em todo território nacional, 2.645.785 eleitores foram identificados como faltosos pela Justiça e poderão ter o título cancelado, caso não regularizem sua situação.

O prazo foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que liberou, no dia 20 de fevereiro, a relação com os nomes dos eleitores. Os períodos para a execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização, são previstos na Resolução de número 23.594/2018, do TSE. Os cartórios eleitorais devem fixar em seus murais as listagens dos eleitores.

Caso tenha o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de sacar benefícios sociais, emitir passaporte e carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos. A Justiça Eleitoral ressalta ainda que "não emite nenhum tipo de e-mail, mensagem ou notificações alertando o cidadão. Os eleitores devem ficar atentos ao recebimento de mensagens deste tipo", afirma no site oficial do TSE.

Segundo o Tribunal, mensagens falsas começaram a circular com conteúdo relacionado ao cancelamento do título eleitoral e, em geral, pedem a atualização de dados cadastrais através de um link que a Justiça Eleitoral não reconhece. Para se certificar de que não há pendências em seu documento, o eleitor deve consultar sua situação no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA); http://www.tre-pa.jus.br/. Ao entrar na página, deve procurar o link de consulta aos eleitores passíveis de cancelamento. Outro caminho é ir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.


Quem acompanha o TSE nas redes sociais, como Facebook e Twitter, também pode utilizar o assistente virtual, que direciona o usuário diretamente para a página de consulta do título. O robô virtual, ou bot do TSE, é um dos cinco finalistas na categoria "Inovação" do prêmio Bots Brasil Awards 2018/2019, seleção criada para reconhecer as melhores aplicações da tecnologia na área.

Até o momento, o "chatbot" do TSE atendeu quase 300 mil cidadãos com mais de 501 mil mensagens trocadas. Por meio do assistente virtual, também é possível consultar a situação do título, o local de votação e o número do título de eleitor, bem como emitir a Certidão de Quitação Eleitoral e fazer o "download" do aplicativo e-Título, entre outros serviços.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive