quinta-feira, 21 de março de 2019

Graesp resgata com agilidade criança acidentada no Rio Arapiuns

A agilidade do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) será determinante para a recuperação do menino Marielson Isaac dos Santos, de 4 anos, que sofreu, no fim da tarde de quarta-feira (20), um trauma na cabeça em um acidente doméstico, na Vila Gorete, no Rio Arapiuns, em Santarém, no oeste do Para. A mãe dele, Elizete Maria dos Santos, conta que o filho passou a noite toda com fortes dores na cabeça. A preocupação era grande porque não há transporte fluvial diariamente na comunidade onde moram.

“Foi bem rápido o atendimento. O helicóptero chegou com o médico, que fez o primeiro atendimento e nos trouxe para Santarém. Agora vou torcer para que tudo dê certo e ele volte bem para casa", disse a mãe, contando que Marielson está internado no Hospital Municipal de Santarém, onde faz uma bateria de exames.

O comandante do helicóptero, Armando Gonçalves, disse que a equipe chegou em 20 minutos à casa do menino após o relato do acidente. Ele integra a equipe do Graesp que está em Santarém por conta do programa Governo por Todo o Pará, que transferiu a sede do governo estadual para o oeste paraense no período nesta semana.

O comandante contou que o Graesp já teve, há dois anos, um helicóptero na base de Santarém, mas que o serviço foi desativado. Sempre que um helicóptero se desloca para a cidade, auxilia no resgate de pacientes. “É comum a gente prestar serviços aeromédicos com as nossas aeronaves, principalmente quando estão aqui em Santarém. Como a região tem muitos lagos e rios, afastados do centro, não tem outra opção a não ser fazer a remoção com o helicóptero ideal", pontuou.

Ampliação – O Graesp tem helicópteros nas cidades de Belém, Marabá e Altamira, e um projeto de ampliação para Santarém, Xinguara e Redenção. A média é de 400 atendimentos ao ano, a maior parte na região do Marajó. O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, disse que o governo estuda a ampliação da frota de helicópteros do Graesp para o oeste e outras regiões do Pará.

"O Pará é um Estado de dimensões continentais, isso é fato. O governo reconhece a necessidade. Temos isso como meta para um futuro investimento. O Garesp faz muito atendimento na região do Marajó. São atendimentos quase diariamente. Em Marabá e Altamira, eles dão apoio em operações, apesar de ter um ou outro atendimento”. (Ag. Pará)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive