quarta-feira, 20 de março de 2019

INSS inaugura a unidade móvel flutuante em Santarém

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugura, na próxima sexta-feira (22), a Unidade Móvel Flutuante do INSS em Santarém, no oeste do Pará. O PREVBarco II-PA. A solenidade ocorrerá às 8 horas, na avenida Tapajós, na orla daidade. O PREVBarco é vinculado à Gerência-Executiva do INSS na Pérola do Tapajós. A primeira viagem para atendimento à população do Baixo-Amazonas será no dia 7 de abril próximo para a cidade Óbidos e, em seguida, irá para Oriximiná.

PREVBarco II - A unidade flutuante vai atuar no atendimento previdenciário às comunidades da região fluvial do oeste do Pará, região conhecida como Baixo-Amazonas. A embarcação denominada “Barão do Amazonas”, do tipo “navio motor fechado”, tem potência de navegação de 410 HP. Com oito tripulantes a bordo e seis servidores na equipe de atendimento, com estimativa de 1,2 mil atendimentos por viagem. Navegará pelos Rios Tapajós, Trombetas, Amazonas, Nhamundá e Xingu. O PREVBarco II possui sala de espera de atendimento com capacidade para 45 pessoas, seis balcões de atendimento, dois conveses, calado de um metro (devido à geografia dos rios amazônicos), 34,45 metros de comprimento.

Cronograma de viagem - A primeira viagem será de 7 a 26 de abril de 2019, para os municípios de Óbidos (PA) e Oriximiná (PA). A segunda viagem será de 28 de abril a 18 de maio para as cidades paraenses de Faro, Terra Santa e Juruti. Na terceira viagem, a unidade flutuante irá para Senador José Porfírio, Almeirim e Prainha, no período de 25 de maio a 19 de junho e, na quarta viagem, navegará pelo Rio Tapajós para Brasília Legal e Aveiro (PA).

Histórico - Criado em setembro de 1997, no Pará, com o nome de Posto Flutuante, o PREVBarco atende a população que vive às margens dos rios amazônicos, em municípios onde não há unidades do INSS. Nesses 21 anos de existência, o Projeto PREVBarco já atendeu mais de 600 mil ribeirinhos da região Amazônica. É o segundo PREVBarco que atuará nos rios do Pará. Em março de 2018, foi entregue o PREVBarco Belém que iniciou a navegação pelos rios da Região das Ilhas e Arquipélago do Marajó.

O PREVBarco dispõe de equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento, o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS. O público de maior demanda é formado pelos segurados especiais, que são trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada. Estão incluídos nesta categoria cônjuges, companheiros e filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Também são considerados segurados especiais o pescador artesanal e o indígena que exerce atividade rural e seus familiares. Além do público previdenciário, o INSS também atende a uma parcela da população abrangida pelo direito aos benefícios assistenciais previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que destina o pagamento de um salário mínimo a idosos com mais de 65 anos e a portadores de deficiência de baixa renda, promovendo a inclusão social.

As informações são do INSS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive