sábado, 23 de março de 2019

Pescado paraense está proibido de sair do Pará durante a Semana Santa

Faltando 28 dias para a Semana Santa, o governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, restringiu a exportação do pescado durante o período de 1° a 19 de abril.

O decreto n° 38 foi assinado dentro da agenda do Governo Por Todo o Pará, em Santarém, na última sexta-feira (22), durante a inauguração do PrevBarco, que levará serviços previdenciários à comunidades ribeirinhas.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a medida tem como objetivo atender à demanda interna do Estado. “Com essa medida, o governo garante o pescado na mesa do paraense durante a Semana Santa. Estamos alinhando com o setor produtivo algumas questões, como a entrada de peixe que vem de fora, mas, de qualquer forma, é certo que as famílias terão produto mais barato e em quantidade farta neste período”, disse o titular da Sedap, Hugo Suenaga.

De acordo com o documento, entre os dias 1º e 19 de abril, fica proibida a emissão de documentos necessários à movimentação de peixe in natura (fresco), resfriado e salgado para fora do estado do Pará. Neste período, apenas o pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) poderá ser exportado.

Além disso, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) fica autorizada a suspender a emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) para pescados vivos e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) suspenderá a emissão de notas fiscais para a comercialização e circulação de todo e qualquer pescado para fora do Pará. A medida é para garantir a oferta do produto a preços acessíveis para os paraenses.

“A intenção é que haja a garantia de abastecimento para o estado. Portanto, neste período, fica restrita a exportação de pescado para que nós possamos, no período da Semana Santa, ter o abastecimento garantido aqui no Pará”, enfatizou o Governado do Pará, Helder Barbalho. (AP)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive