quinta-feira, 7 de março de 2019

Santarém será a sede do Governo do Estado durante três dias

O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho em suas redes sociais. Em um vídeo gravado pelo próprio gestor estadual, ele confirma que nos próximos dias 20, 21 e 22 de março, a sede administrativa do Governo do Pará será transferida temporariamente para o município de Santarém, localizado no oeste paraense. A medida faz parte do projeto "Governo Por Todo o Pará", estratégia de interiorização que objetiva aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado.

Helder Barbalho destacou que Santarém será apenas o primeiro município a receber a sede da administração. Depois, outras cidades também passarão pelo mesmo processo. “Vamos transferir o Governo para Santarém para debater e discutir com toda a região do Oeste do Pará. Em seguida vamos para Marabá e para Breves, atendendo ao Sul e Sudeste do Estado e ao Marajó, fazendo um governo próximo das pessoas, ouvindo a nossa gente e trabalhando pelo povo paraense”, destacou o governador.

Em Marabá, o Executivo estadual estará nos dias 3, 4 e 5 de abril; e em Breves, nos dias 10, 11 e 12 de abril. Segundo Helder Barbalho, essas são as primeiras itinerâncias previstas.

Farão parte da comitiva os titulares de todas as Secretarias de Estado, e serão disponibilizados os serviços prestados por cada órgão para a população da região em questão. “Isso poderá fazer a presença do Estado mais efetiva, permitindo um debate regional”, afirmou o governador, reiterando que a intenção é que sejam levantadas demandas regionais e locais com as lideranças representativas da sociedade.

Serão discutidos, entre todos os representantes presentes, os gargalos e as iniciativas necessárias para essas regiões. “Precisamos ter a capacidade de, a partir da presença, ouvir as sociedades dessas regiões que carecem da presença em face a essa distância geográfica”, pontuou, ressaltando ainda que este último fator acabou causando o distanciamento das políticas públicas do Governo do Estado. “Um Governo que deseja ser presente, legítimo, precisa demonstrar para a sociedade que ele governa para todas as regiões, todos os municípios. Essa é nossa missão”, finalizou.

Helder Barbalho reforçou que, durante os três dias, não se limitará a ficar somente na cidade polo, e que deve percorrer outros municípios que integrem a região visitada.

Mudança temporária – De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, a mudança temporária ocorre apenas no âmbito administrativo, a fim de descentralizar a gestão do Estado. A ideia é de que o Governo verifique, dentre outras questões, as obras em andamento e reúna com representantes do empresariado local.

A titular do órgão destaca ainda que a medida não trará custos extras para a administração pública. “Nenhum secretário que se deslocar para Santarém irá receber diária ou remuneração extra”, esclareceu.

A expectativa é que a descentralização promova condições para um melhor desenvolvimento de políticas públicas para a população que vive no interior do Estado.

Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive