segunda-feira, 18 de março de 2019

Setor de serviços paraense mantém estabilidade com -0,1% em janeiro

O setor de serviços do Pará manteve a estabilidade com -0,1% em janeiro após altas nos últimos três meses. Tal resultado colocou o estado como 14° maior crescimento para esse setor entre os estados brasileiros. O primeiro lugar ficou para Mato Grosso (9,9%) enquanto o último foi ocupado pelo Acre (-9,6%). Apesar da estabilidade, o resultado foi melhor do que janeiro 2018 com alta de 3,7% nos serviços paraenses.

Já em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o estado teve queda de -3,2% no setor. Apesar dos resultados, é possível perceber que o setor está se recuperando, já que o acumulado de 12 meses no mesmo período em 2018 era de -9,8%. Ou seja, mesmo que ainda se registre queda, tais baixas não são tão altas como no último ano.

O grupo de serviços prestados às famílias teve influencia positiva no mês, o que possivelmente impediu quedas mais acentuadas e fez janeiro manter estabilidade, embora com valor negativo.

Saldo negativo - O valor negativo do mês foi influenciado pelo grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio que registrou queda no mês. Dentro deste grupo, o transporte rodoviário coletivo de passageiros teve grande influencia por conta da diminuição das viagens em janeiro. Tal fator se deve a alta quantidade de viagens vista em dezembro por conta do período de férias e por isso muitos paraenses visitam outros municípios do estado e localidades próximas.

Outro grupo que também registrou queda foi o de serviços de informação e comunicação, impulsionado pela diminuição do volume de serviços em áreas como rádio, televisão aberta e telecomunicações sem fio. Tal queda também foi vista no grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares. (IBGE)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive