quarta-feira, 24 de abril de 2019

Celpa alerta para os cuidados durante podagem perto da rede elétrica

Manter em harmonia a natureza e oferecer energia elétrica com segurança e qualidade, em áreas urbanas e rurais das cidades da Amazônia é necessário, mas requer atenção redobrada quando as árvores crescem demais, os galhos crescem e tocam na fiação elétrica, o resultado pode ser uma interrupção do fornecimento de energia ou em casos mais graves, acidentes, aí vem a podagem. Chamar o caseiro, um vizinho ou alguém da família para ajudar é costume, mas pode se tornar um risco à vida de quem aceitou ajudar e até para os que passam por perto.

Cabe ressaltar que a responsabilidade para manter as árvores em harmonia nas ruas ou em praças públicas é das prefeituras municipais, apenas nos casos em que haja risco de contato com a rede elétrica, a concessionária de energia da cidade, deverá ser acionada, para avaliar a situação.

De acordo com o Executivo da área de manutenção da Celpa, Clécio Tabaranã, quando uma árvore estiver muito próxima ou em contato com fios da rede elétrica, é preciso intervenção dos órgãos responsáveis: “ as árvores são condutoras de energia. Qualquer descuido que venha acontecer, como tocar objetos nos cabos energizados, pode ser fatal ou se um galho maior chegar a derrubar algum cabo, poderá atingir outras pessoas, que estiverem próximas ou passando pelo local, além de deixar famílias sem energia, em casos menos graves”.

A Celpa também chama a atenção para os procedimentos que devem ser seguidos pelo cliente. As equipes da concessionaria só poderão realizar a podagem em casos que os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco moradores. O cliente deve acionar a distribuidora por meio de seus canais de atendimento, gerando assim um pedido de serviço, que deverá ser programado em caráter de urgência ou não. A concessionária não realiza podagem ou retirada de árvores que não estejam oferecendo algum tipo de risco ao sistema elétrico. Para isso, os órgãos ambientais da cidade deverão ser acionados.

É muito comum, o cliente procurar ou entrar em contato com o atendimento da Celpa para que seu serviço de podagem ou retirada de árvore seja feito. Mas, a Distribuidora reforça que segue as normas do setor elétrico e se for preciso, pode sim ser acionada também pelos órgãos ambientais ou agir em conjunto para garantir a segurança da população e do fornecimento de energia, em casos necessários.

Dicas de segurança:


• Curto na rede provocados por galhos ou árvores, contatar a Celpa e pedir auxílio;

• Não tente cortar galhos e árvores próximas a rede elétrica;

• Muito cuidado ao subir em árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar colher frutos ou sementes. A rede pode passar perto dos galhos e provocar acidentes.

• Não suba nas árvores. Galhos podem tocar a rede e energizar a árvore, causando choque que, em alguns casos, podem ser fatais.

• Em caso de ocorrência, entre imediatamente em contato com a Celpa pelo 0800 091 0196

Fonte: Divulgação I Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Governo atende demandas de municípios paraenses

O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Governo, em Belém, representantes do município d...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive