segunda-feira, 1 de abril de 2019

Governo chega às regiões sul e sudeste do Pará nesta terça (2)

Nesta terça-feira (2), o programa Governo por Todo o Pará chega ao sul e sudeste do Estado. A iniciativa inovadora de descentralizar a gestão estadual começa por Marabá e leva para os municípios da região, até o dia 5, uma série de ações e serviços, que incluem cidadania, inauguração de obras e uma extensa agenda de reuniões com prefeitos.

O objetivo do governador Helder Barbalho e dos secretários estaduais que integram a comitiva é ouvir os anseios de quem vive na zona urbana e rural e atender as demandas da população de forma regionalizada.

No primeiro dia, a programação em Marabá começa às 16h, com a visita do governador ao colégio militar Rio Tocantins. Às 17h30, Helder Barbalho e equipe inauguram a nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) na cidade. Depois, seguem para o ato de instalação oficial do programa, que ocorre no auditório do Centro de Convenções e Eventos de Marabá, às 18h30, com a presença de autoridades da região e da população. A agenda continua às 20h, com reunião municipalista fechada para convidados.

Na quarta-feira (3), às 8h30, Parauapebas recebe a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. Em Marabá, no Centro de Convenções, a partir das 11h, o governador e secretários de Estado iniciam uma série de reuniões com representantes de 39 prefeituras e Câmaras de Vereadores de municípios da região. Ao tomar conhecimento das principais demandas, o governo apresenta as possíveis soluções imediatas ou medidas que podem ajudar os gestores municipais em questões de infraestrutura, educação, saúde e meio ambiente.

Planejamento – Assim como em Santarém, que recebeu a primeira edição do Governo por Todo o Pará, Marabá também terá uma audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O encontro com representantes da sociedade na busca por soluções para as necessidades sociais será no Centro de Convenções e Eventos, a partir das 8h30 de quinta-feira (4). Em seguida, a comitiva volta a se reunir com prefeitos e vereadores, para dar continuidade à discussão das pautas municipais.

Ainda no início da oitiva, deverão ser apresentados os compromissos regionais previstos para a Região de Integração Carajás. Passada essa fase, a população local tem a oportunidade de expor sugestões, encaminhamentos ou mesmo fazer algum questionamento sobre as propostas de diretrizes e investimentos. A audiência pública é o momento de promover a participação da sociedade na elaboração do PPA, principal instrumento de planejamento das ações do Estado.

Às 15h, ainda na quinta (4), ocorre a sessão especial da Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Marabá, com a presença de Helder Barbalho. Em seguida, às 16h, o chefe do Executivo Estadual faz visita à Siderúrgica Norte Brasil S. A. (Sinobrás) e, às 17h, à Fábrica Mercúrio, a primeira de correias da região Norte.

Na noite de quinta, a comitiva governamental participa, às 18h, no Centro de Convenções e Eventos de Marabá, da abertura do Encontro Regional da Educação no Pará. Na ocasião, será lançado o programa Bolsa Pará, com a presença dos reitores das instituições de ensino superior paraenses: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

O último compromisso do dia é um encontro da comitiva de governo com representantes do setor do agronegócio, às 20h.

Obras e serviços – No último dia do Governo por Todo o Pará em Marabá, sexta (5), a programação começa às 8h, com café da manhã que comemora o aniversário de 106 anos da cidade. Em seguida, às 9h, no Pavilhão do Centro de Convenções e Eventos, ocorre a Ação Cidadania do Programa ParáPaz.

Também na sexta-feira, a comitiva governamental segue para visitas a municípios da região. A primeira parada é em Conceição do Araguaia, onde, às 11h, Helder Barbalho assina a Ordem de Serviço para a construção de 18 pontes de concreto no município. A cerimônia ocorre na Câmara Municipal. A próxima cidade a receber a visita da comitiva de governo é Cumaru do Norte, onde, às 14h, haverá a assinatura da Ordem de Serviço para construção de uma escola.

Às 16h, a equipe de governo estará em Redenção, onde o Estado inaugura uma escola estadual. Às 18h, a agenda é finalizada com a inauguração da Unidade Integrada de Polícia, em Tucumã.

Confira a programação detalhada de agenda aqui.

Fonte: Governo do Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive