domingo, 21 de abril de 2019

Jornalista lança livro sobre massacre em Marabá

O jornalista e escritor Paulo Roberto Ferreira lança, em breve, pela Editora Paka-Tatu, o seu novo livro Encurralados na ponte: o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada. A publicação é fruto de uma pesquisa documental nacional, inúmeras entrevistas jornalísticas e atualiza a violência e o assassinato praticado pelas forças policiais do Estado do Pará contra os garimpeiros em 29 dezembro de 1987 na ponte rodoferroviária de Marabá, por onde por onde transitam o trem que transporta minério de ferro da Vale e outros veículos.

Os garimpeiros negociavam a manutenção da extração manual do ouro de Serra Pelada e exigiam melhores condições de trabalho, porém foram fuzilados ou obrigados a saltarem de 76 metros de altura para dentro do Rio Tocantins. Muitos estão desaparecidos até hoje. Encurralados na ponte revela o modus operandi, inclusive com paralelo aos dias de hoje, sobre as relações entre o Estado e os grandes projetos de exploração de minério, ouro, madeira, água e outras riquezas naturais paraenses, assim como denuncia os conflitos gerados por um modelo de desenvolvimento nefasto para as populações residentes nas cidades e nas margens dos rios do Pará.

Sobre o jornalista: Paulo Roberto Ferreira –Mestre em Ciências da Educação. Trabalhou como repórter, redator e editor de jornais e revistas, com passagem pela imprensa alternativa (Bandeira 3 e Resistência). Foi repórter, apresentador e diretor de TV e Secretário de Comunicação Social. É autor dos artigos acadêmicos Mais de 180 anos de história da imprensa na Amazônia e Após o regatão, o rádio e a televisão. Participou da coletânea Recortes da Mídia Alternativa, com o artigo Tempos de Resistência, e é autor do livro A censura no Pará – A mordaça a partir de 1964, além de coautor do livro O homem que tentou domar o Amazonas.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Governo atende demandas de municípios paraenses

O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Governo, em Belém, representantes do município d...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive