terça-feira, 16 de abril de 2019

O sonho de ser jornalista*

Encontrar formas para motivar estudantes do ensino médio a escrever e criarem também o gosto pela leitura é uma das propostas do Blog Quarto Poder, que hoje lança o quadro ‘Meu 1º Artigo’. A proposta é bem simples: abrir espaço para que jovens que têm amor pelas palavras possam publicar seus artigos, poemas, redações e todo e qualquer tipo de texto autoral, sem nenhuma restrição. Procurar incentivar os jovens, que estão com os pés no último degrau da educação secundária, antes de entrarem numa faculdade, na busca da escrita criativa, é o principal objetivo deste projeto.

A ideia surgiu após conversas com muitos estudantes que têm o sonho de seguir carreira no jornalismo, mas que ainda estão no ensino médio. Até chegarem à faculdade o caminho é longo. Para ajudar a encurtar essa estrada foi que o QP criou o quadro com a intenção de abrir espaço para que esses jovens produzam textos sobre os mais diversos assuntos do nosso cotidiano. O tema é livre, mas o texto precisa ter coesão, coerência, intencionalidade, intertextualidade, aceitabilidade, situacionalidade e correção gramatical. O propósito é mostrar para os estudantes o verdadeiro sentido de uma produção textual, desmistificando também aquela ideia de que escrever é apenas ‘dom’. O dom é importante sim, mas com a prática da leitura, a compreensão, interpretação e escrita é possível sim elaborar um artigo digno de ser publicado em qualquer jornal.

O blog pretende incentivar e ajudar a descobrir esses talentos. Motivá-los para que, no futuro, tenham a certeza da profissão que realmente querem seguir.

Infelizmente, a maioria dos profissionais atuantes desencoraja jovens que têm o sonho de ingressar numa faculdade para cursar Comunicação Social. E é sempre aquela velha história: falta de valorização profissional, falta de vagas nas empresas, baixos salários, assédios e outras frustrações pessoais que muitos acabam transmitindo de forma negativa para meninos e meninas que acreditam que o jornalismo é muito mais que espinhos pelo caminho.

O primeiro artigo publicado no blog é da jovem Emanoele Guimarães, cujo sonho é ser jornalista. Cursando o terceiro ano do ensino médio, na escola Onésima Pereira de Barros. Manu não esconde de ninguém seu desejo e vocação. Ela tem como inspiração, as jornalistas do Sistema Tapajós de Comunicação. No artigo a seguir, a estudante conta um pouquinho desse sonho de ser jornalista. Boa leitura!



O sonho de ser jornalista

“Não tenha medo de olhar para o futuro. Ele é glorioso”.

Por: Emanoele Guimarães*

Sonhos: Quem não tem os seus? Ao longo da vida, a gente aprende a gostar de muita coisa, seja no campo pessoal, profissional ou sentimental. Gostar é um verbo transitivo indireto que se manifesta das mais variadas formas no nosso dia a dia, na nossa vida. Então, já parou para pensar do que você gosta? Se isso te motiva?

Desde criança, alimentei em mim um desejo muito grande pelas palavras, livros e informações diversas. Sempre gostei de ler e escrever muito. Esses hábitos me acompanham até hoje, e motivam meus sonhos por uma carreira que considero fascinante: o jornalismo.

Como falei no início, gosto do jornalismo desde criança, e foi durante um telejornal da Tapajós que despertou esse meu desejo pela profissão. Eu assistia ao JT2, que na época era apresentado pela jornalista Suelen Reis (sem dúvidas foi por causa dela que comecei a gostar da área!). Eu ficava observando o jeito dela falar, fui me apaixonando com o tempo e assim, ela se tornou a minha grande inspiração.

Com o passar do tempo fui acompanhando os outros dois jornais do STC: Bom dia Tapajós, que na época se chamava Bom dia Santarém (BDS), e JT1. Observava atentamente as apresentadoras Daniele Gambôa (BDT), e Tatiane Lobato (JT1). Deste então, elas também se tornaram as minhas inspirações. Me tornei uma telespectadora assídua e assisto todos os telejornais da principal emissora de Santarém, claro, sempre que arrumo um tempinho na minha rotina diária.

Durante esse tempo fui acompanhando mais de perto o trabalho delas. E comecei observar as outras repórteres também. Uma delas teve um destaque enorme para mim: a jornalista Cissa Loyola. O seu jeito de passar a informação para os telespectadores me encanta até hoje! E, claro, que ela se tornou uma das minhas inspirações, por ser uma repórter carismática e muito competente.

No ano passado (2018), me escrevi para o De Bem Com a Vida, um evento realizado em maio para comemorar o aniversário do Sistema Tapajós de Comunicação e da Rádio 94FM. Foi nos bastidores desse evento que eu tive a honra de conhecer outras repórteres da TV Tapajós. Hoje, todas elas são minhas inspirações e amigas. Elas me ajudam a mergulhar de cabeça nesse meu sonho pela carreira no jornalismo. Eu estou a um passo de entrar na faculdade e tê-las como incentivadora, ao meu lado, está sendo muito bom.

Estou saindo do ensino médio e não foi fácil chegar aqui. Há muitos obstáculos nesta minha caminhada. Ainda não sou acadêmica do curso de jornalismo, mas me sinto vitoriosa em poder chegar até aqui com a certeza da profissão que pretendo seguir. Muitos jovens estão desistindo de seus sonhos sem antes correr atrás de torná-lo possível. Não podemos ter medo de olhar para o futuro, não sabemos o que nos espera, pois somos sempre surpreendidos por Deus. Foi assim que eu fui entrando nesse universo incrível chamado jornalismo. Nós precisamos de bons exemplos para continuar acreditando nos nossos objetivos e sonhos.

Quando comecei a observar as profissionais da Tapajós, notei que cada uma tem seu jeito único de falar, de se mostrar para o público e isso me encanta, me faz gostar mais de cada uma delas e querer seguir essa mesma profissão. São elas: Mabi Borgaro, Débora Rodrigues, Daína Aben-Athar e Daiane Jardim, que um dia trabalhou na emissora. 

Sou muito grata à Deus por ter essas pessoas ao meu lado até hoje, e por sempre ter tido o apoio da minha família e amigos. Eles sempre estão me incentivando, não importa quais sejam as minhas escolhas. E isso sem dúvidas me ajuda muito a não desistir dos meus sonhos, porque existe aquela minoria que sempre está ali para criticar você, dizer que você não é capaz, que você não vai conseguir e isso é muito triste de ouvir. Mas, eu aprendi que ficar triste com essas pessoas não ia me levar a nada. Resolvi pegar as palavras de cada uma e transformar em algo bom. Isso serve para eu não desistir de nada, continuar seguindo de cabeça erguida, e acreditar que um dia a minha vitória vai chegar, que as portas vão se abrir quando a gente menos espera e aí vamos poder mostrar para cada pessoa que nós podemos tudo, basta acreditar em sim mesmo e em Deus.

Esse é um pouquinho da minha história e tenho certeza que teremos outras oportunidades de conversar mais sobre sonhos e projetos futuros. E não se esqueça de que você é o autor (a) da sua própria história, permita-se viver cada dia, a aproveitar a vida, agarre as oportunidades que surgem na sua vida. Não seja aquela pessoa que os outros vão olhar e dizer que você não é nada e lembre-se: “tudo posso naquele que me fortalece". Acredite, a sua hora vai chegar!

As portas vão se abrir para você, assim como estão se abrindo para mim. Ainda não realizei nem metade dos meus sonhos, mas daqui a 4 anos e meio quero olhar para trás e ter orgulho do que eu fiz, e agradecer a cada pessoa que está investindo um pouco do seu tempo em mim. Mas enquanto esse momento ainda chega, desde já agradeço cada uma delas que me ajuda a crescer na minha vida pessoal e profissional. Meus agradecimentos ao Marcos Santos, que me deu essa oportunidade de escrever em seu blog. Às jornalistas da TV Tapajós, que sempre estão dispostas a me ajudar, à minha família e amigos também.

A todos, o meu muito obrigada!

"Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença".

*É concluinte do ensino médio, na escola Onésima Pereira de Barros.

Instagram: Rabelo_manuh
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive