domingo, 19 de maio de 2019

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Global ReLeaf 2019, como modelos de iniciativa de uso da floresta para aumentar o armazenamento de carbono e purificar a água e o ar. A premiação é desenvolvida desde 2011 pela Alcoa Foundation e American Forests em 14 países, com o objetivo de proteger as florestas, restaurar o habitat da vida selvagem e combater as mudanças climáticas.

Conforme explica Fábio Abdala, gerente regional de Sustentabilidade da Alcoa, os projetos aprovados representam o compromisso da empresa em plantar árvores como forma de investir na captura de CO2 e mitigar mudanças do clima, aumentar biomassa e biodiversidade das áreas beneficiadas, bem com adensar suas áreas verdes que repercutem na melhoria da qualidade de vida. “Essa premiação nos motiva a manter a metodologia desses projetos, juntando parceiros, envolvendo comunidades, famílias, agricultores e escolas, plantando árvores para se conectar com as florestas”, ressalta Fábio. Importante destacar que os projetos são ações voluntárias adicionais às obrigações de reabilitação de áreas alteradas pelas operações da Alcoa.

Neste ano, nos quatro projetos aprovados - em Juruti/PA (Locomotiva Verde), São Luis/Alumar/MA (Plante uma Árvore III), São Paulo/SP (Semeando Vidas IV) e Poços de Caldas/MG (Floresta de Bolso) – a Alcoa vai adicionar às 80 mil mudas plantadas, mais 11.550 espécies da mata atlântica e da floresta amazônica.

A parceria da American Forests e a Alcoa Foundation, nos dois primeiros anos, incentivou o plantio de 206.000 árvores, com a ajuda de 7.000 voluntários. Neste ano, com os novos projetos, está prevista a restauração de mais de 600 mil metros quadrados de florestas, com o envolvimento de 2.900 voluntários em plantios de árvores em dez locais, incluindo a mata atlântica e a Amazônia no Brasil, córregos de água fria no noroeste do Pacífico e pátios de escolas urbanas em Quebec, no Canadá.

“Em um mundo em rápida transformação, a Alcoa Foundation acredita que investir na preservação do meio ambiente para as gerações futuras é fundamental para todos”, diz Rosa García Pineiro, presidente da Alcoa Foundation e vice-presidente de sustentabilidade da Alcoa. Para ela, os projetos executados por meio da parceria com a American Forests oferecem soluções de alto impacto na conservação da biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas.

“Nossa parceria de longo alcance com a Alcoa Foundation nos permite trazer benefícios florestais para comunidades de todo o mundo, usando ciência de ponta para garantir que as florestas que plantamos juntas prosperarão no futuro”, ressalta o presidente e diretor executivo da American Forests, Jad Daley.

Sobre os projetos aprovados

Plante uma Árvore III – Desenvolvido pela Alumar, em São Luis, no Maranhão, em parceria com a Casa Familiar Rural, vai plantar 1.600 mudas e levará às comunidades, por meio da Educação Ambiental, a recuperação de áreas degradadas e esclarecimentos sobre a importância da destinação dos resíduos, com palestras e boletins informativos sobre a importância de manter as nascentes protegidas e limpas.

Sowing Lives IV – Realizado em São Paulo, em parceria com a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, fará o plantio de 1.250 mudas. A Mata Atlântica contém mais de 20.000 espécies de plantas e cerca de 2.200 espécies de animais, muitas delas não encontradas em nenhum outro lugar. No entanto, apenas 10% da floresta original permanece. Para ajudar a restaurar esse tesouro natural, as mudas de árvores nativas serão plantadas em locais estratégicos, empregando técnicas agroflorestais sempre que possível para restaurar simultaneamente as funções florestais e apoiar os proprietários privados.

Floresta de Bolso – Desenvolvido em Poços de Caldas, Minas Gerais, em parceria com a Associação Poços Sustentável, pretende plantar 700 mudas, com o objetivo de restaurar pequenos fragmentos florestais na área urbana, a fim de trazer o benefício das árvores para centros urbanos altamente impactados, criando uma paisagem mais orgânica integrada ao meio urbano e promovendo mudança na percepção da importância da floresta.

Locomotiva Verdade – Iniciado em Juruti, no Pará, em 2016, em parceria com o Instituto Vitória Régia e o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas da Amazônia, em seis hectares, na comunidade Galiléia, beneficiando 40 pessoas. Em 2018, as ações foram estendidas para cinco comunidades da região, com o plantio de mais 30 mil mudas de espécies nativas da Amazônia, definidas em conjunto com os comunitários. Neste ano, com o reforço da American Forests, o projeto fará o plantio de mais 8 mil mudas.

Sobre a American Forests

Fundada em 1875, a American Forests é a mais antiga organização nacional de conservação sem fins lucrativos dos Estados Unidos e serviu como catalisador para marcos importantes do movimento de conservação, incluindo a fundação do Serviço Florestal dos EUA, o Sistema Nacional de Florestas e milhares de restaurações de ecossistemas florestais, projetos e esforços de educação pública. Desde 1990, a American Forests plantou mais de 60 milhões de árvores em todos os 50 estados americanos e quase 50 países, resultando em ar mais limpo, água potável e restauro do habitat para a vida selvagem e peixes.

Sobre a Fundação Alcoa

A Alcoa Foundation foi fundada em 1952. Como resultado da separação da Alcoa Inc. na Alcoa Corporation e na Arconic Inc. em novembro de 2016, duas novas fundações foram formadas, nas quais os ativos da Legacy Alcoa Foundation foram transferidos. Uma das fundações recém-formadas, conhecida agora como Alcoa Foundation, é a fundação associada à Alcoa Corporation. Hoje, a Alcoa Foundation investe onde a Alcoa Corporation está presente, oferecendo subsídios que contribuem para a excelência ambiental em todo o mundo, especialmente nas áreas de conservação da biodiversidade e pesquisa sobre mudanças climáticas. Saiba mais em alcoafoundation.com e siga @AlcoaFoundation no Twitter.

Divulgação I Alcoa
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Governo atende demandas de municípios paraenses

O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Governo, em Belém, representantes do município d...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive