terça-feira, 11 de junho de 2019

Ligações clandestinas na rede elétrica podem causar acidentes fatais

Só em 2019, de acordo com dados da Celpa, foram registrados 08 acidentes envolvendo a rede elétrica em todo o Pará. Desse total, seis foram fatais e as causas estão diretamente relacionadas a procedimentos irregulares na fiação energizada. Em Castanhal, foram duas mortes recentes outras quatro fatalidades aconteceram em cidades como Belém, Mojuí dos Campos, Cachoeira do Arari e Muaná.

As intervenções por pessoas despreparadas e não autorizadas na rede de distribuição de energia elétrica é o principal causador de acidentes, na maioria das vezes essas intervenções ocorrem para realização de ligações irregulares. A distribuidora reforça que o furto de energia são procedimentos irregulares e que geram prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão. As ligações da rede elétrica só podem ser feitas pelos eletricistas da Celpa que são treinados e autorizados para realizar os serviços.

De acordo com o executivo da área de Serviços Técnicos Comerciais da Celpa, Pabllo Ricardo, a rede elétrica jamais deve ser manuseada por pessoas leigas no assunto. "Somente profissionais treinados e habilitados devem manusear a rede elétrica. A eletricidade é algo perigoso, que devemos ter todo o cuidado possível para evitar acidentes. Nós lamentamos esses acidentes e reforçamos que se deve manter distância da rede de distribuição", orienta o executivo.

Combate ao furto - Somente em 2019, a Celpa já normalizou cerca de 42 mil instalações em situação de irregularidade no Pará. O furto de energia é uma ação criminosa e quem o pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos.

ORIENTAÇÕES - Buscando informar ainda mais sobre segurança, a Celpa aproveita para reforçar que em casos de acidentes, o local deve ser imediatamente isolado, para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo número 0800 091 0196.

Ascom/Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Governo atende demandas de municípios paraenses

O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio do Governo, em Belém, representantes do município d...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive