Últimas Notícias

Alcoa reforça seu compromisso pela sustentabilidade


Mesmo no conturbado clima econômico-financeiro que o mundo atravessa, a Alcoa reafirmou seu compromisso com a busca de um futuro sustentável, estabelecendo forte sinergia entre a sustentabilidade ambiental, por meio da eficiência e da conservação, e a sustentabilidade econômica.

Em conferência mundial sobre Promoção da Sustentabilidade, da Alcoa Foundation, realizada em Barcelona, Espanha, o presidente mundial e CEO da Alcoa, Klaus Kleinfeld, afirmou que, para a Empresa, atuar de maneira sustentável significa tanto assegurar um sólido futuro econômico quanto um saudável futuro ambiental. Afirmou também que é falso dizer que as empresas podem alcançar ou o sucesso econômico ou a sustentabilidade - mas não as duas coisas.

O discurso do presidente e CEO da Alcoa foi pronunciado perante mais de 160 líderes intelectuais e especialistas em sustentabilidade, ao lado dos principais executivos globais da Companhia, presentes à II Conferência Bienal Promoção da Sustentabilidade.

O objetivo da conferência é não apenas compartilhar os resultados do Programa da Alcoa Foundation de Bolsas de Pesquisa sobre Conservação e Sustentabilidade, mas também incentivar parcerias e troca de conhecimentos entre ONGs, pesquisadores acadêmicos e profissionais de diferentes setores, a fim de fortalecer essa rede mundial, para que ela possa enfrentar e sobrepujar os desafios globais da sustentabilidade.

Durante a Conferência Klaus Kleinfeld reafirmou também o compromisso da Alcoa Foundation com a promoção de um futuro sustentável, anunciando a renovação, por seis anos, do Programa de Bolsas de Pesquisa sobre Conservação e Sustentabilidade – onde a instituição que representa o Brasil é a USP-Universidade de São Paulo.

Esse Programa, que teve início em 2005, propicia o avanço dos conhecimentos sobre as oportunidades e desafios nas áreas de conservação e sustentabilidade - ambiental, social e econômica - e reúne universidades, empresas, setores governamentais e organizações não-governamentais, visando a encontrar soluções sustentáveis para uma ação conjunta.

Mais do que boas ações - "A sustentabilidade sempre foi parte integrante da cultura empresarial da Alcoa" - afirmou Klaus Kleinfeld em seu pronunciamento - "e hoje, mais do que nunca, é essencial que continuemos a integrar a sustentabilidade em todas as decisões da Companhia, tanto no que diz respeito aos produtos que fabricamos e à maneira como os fabricamos, como no que concerne à nossa interação com o ambiente externo, por meio de uma estratégia que contemple a eficiência energética e a conservação dos recursos.

"A sustentabilidade é muito mais que simplesmente 'praticar boas ações'. Ela também significa atuar empresarialmente de maneira inteligente. E, em períodos como o que estamos vivenciando - com a economia em queda - é importante destacar muito bem essa questão", afirmou Kleinfeld.

O presidente mundial da Alcoa Inc. afirmou que a renovação do Programa de Bolsas de Pesquisa sobre Conservação e Sustentabilidade deverá produzir respostas para os maiores desafios que a sustentabilidade encontra no planeta - mudança climática, consumo de energia, uso de água, crescimento acelerado e desenvolvimento dos países emergentes - assegurando contínuo suporte para o trabalho de mais de 90 pesquisadores em todo o mundo.

"Da Austrália à Zâmbia, os participantes do Programa estão estudando questões que têm impacto local e implicações globais, visando a fornecer a governos e líderes empresariais informações úteis para que possam enfrentar os desafios da sustentabilidade e da conservação," disse Kleinfeld.

"Os atuais participantes do Programa serão os líderes de amanhã e seu trabalho não se resume apenas em definir os desafios que enfrentamos como comunidade global, mas contempla o fornecimento de informações estratégicas às lideranças, que viabilizem a criação de respostas apropriadas, que possam assegurar um futuro sustentável para todos nós" - concluiu o presidente mundial da Alcoa.

A Conferência teve a participação de líderes globais como Björn Stigson, presidente do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável; Tim Flannery, presidente do Conselho Climático de Copenhague; e Arab Hoballah, chefe do Departamento de Consumo e Produção Sustentáveis da ONU, além de diversos participantes do Programa, que compartilharam os resultados de suas pesquisas.

Mais informações: www.alcoa.com/advancingsustainability

Postar um comentário

0 Comentários