Últimas Notícias

Corregedoria Nacional conclui estudo sobre fiscalização do MP a estabelecimentos prisionais


O Plenário do Conselho Nacional do Ministério público deve apreciar na sessão de segunda-feira, 20 de novembro, relatório da Corregedoria Nacional sobre a atuação do Ministério Público no controle externo da atividade policial e na fiscalização do cumprimento das sanções penais e de medidas sócio-educativas.

O Relatório é resultado da Correição instaurada em março de 2008, com o objetivo de apurar, de forma ampla, as condições de exercício pelo Ministério Público da atividade de fiscalização de estabelecimentos em que estejam recolhidos adultos e adolescentes.

O estudo, resultado da análise de mais de 40 volumes de documentos, começou a partir da divulgação pela mídia nacional de casos de maus tratos a presos e de pessoas recolhidas em cadeias públicas ou delegacias de polícia - quando deveriam estar em penitenciárias ou colônias agrícolas –, além de casos mais extremos de pessoas recolhidos a estabelecimentos inadequados para idade e sexo, situação que chegou a resultar em gravidez de adolescentes dentro da prisão.

Diante desse quadro, o corregedor nacional, conselheiro Osmar Machado, considerou necessário um levantamento geral sobre a atuação de cada unidade do Ministério Público, tanto no que diz respeito à fiscalização do cumprimento das penas e medidas sócio-educativas, quanto sobre o acompanhamento e a orientação aos órgãos de execução.

O CNMP já havia editado, em maio de 2007, a Resolução nº 20/2007, determinando a realização de visitas periódicas a estabelecimentos ou unidades policiais, civis ou aquartelamentos militares, bem como casas prisionais, cadeias públicas ou quaisquer outros estabelecimentos onde encontrem pessoas custodiadas, detidas ou presas. O Relatório que será levado ao Plenário na Sessão de segunda também apresenta estudo sobre o cumprimento da Resolução 20 pelos MPs.

Postar um comentário

0 Comentários