Últimas Notícias

Reunião Regional da SBPC em Oriximiná discute melhoria de ensino básico através da


Oriximiná se prepara para sediar, de 04 a 07 de novembro, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Evento de renome nacional no meio científico, essa é a primeira vez que uma reunião regional acontece no Oeste do Pará. Com o tema "Educação e Ciência na Amazônia", o evento será realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), núcleo Oriximiná. Em pauta, a melhoria do ensino básico através do estímulo à ciência e à pesquisa.

"Nunca o Oeste do Pará recebeu evento de cunho científico-educacional de tal importância", ressalta o coordenador geral da Reunião Regional da SBPC em Oriximiná, Prof. Domingos Diniz. A programação científica vai das 08h às 18h, diariamente, e é composta por conferências, mini-conferências, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas e exposições livres de trabalhos científicos, e está acessível no site oficial do evento (http://www.sbpcnet.org.br/eventos/oriximina/index.htm ).

A Mineração Rio do Norte participará do programa científico em uma mini-conferência no dia 05, onde será debatido o tema "Educação e Mercado de Trabalho". A MRN será representada por Miguel Ângelo Argolo, da área de Treinamento e Desenvolvimento.

"A SBPC congrega diversas correntes científicas do país. Desenvolvemos aqui no núcleo da UFPA em Oriximiná o Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), ligado ao curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, com ênfase em Conservação de Águas Interiores. Esse programa visa uma vinculação direta do ensino superior, através de professores e graduandos, com a melhoria do ensino básico, através do incentivo à pesquisa e à ciência. É uma proposta moderna. Em 2008, através do PAI, conseguimos obter 306 bolsas do CNPq de iniciação científica para alunos da 5ª à 8ª série do ensino Fundamental e do ensino Médio. Por isso fomos escolhidos pela SBPC como sede dessa reunião", explica o coordenador.

Durante as noites, a partir das 20h, o centro de eventos do Parque de Exposições José Diniz Filho será palco de uma vasta agenda cultural, que inclui apresentações musicais, danças, lançamentos de livros, exposições de coleções, artesanatos e artes plásticas. A Mineração Rio do Norte participará do evento com um estande no Parque, onde será apresentado o projeto Cultura do Barro, uma das vertentes do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial (PEAP), desenvolvido pela empresa em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi nas comunidades do Rio Trombetas O objetivo do projeto, que anualmente investe R$ 220 mil nas ações, beneficiando cerca de 1.500 pessoas, é desenvolver ações educativas junto a essas comunidades e destacar a importância da preservação do patrimônio ambiental e cultural da região.


A Reunião Regional da SPBC em Oriximiná é uma realização da Universidade Federal do Pará - Núcleo Oriximiná -, e da SBPC, mas conta com o apoio de diversas instituições: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, Secretarias de Educação do Pará e do Amazonas, prefeitura de Oriximiná e UFPA - núcleos de Belém e Santarém.

Sobre a SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (http://www.sbpcnet.org.br/ ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A entidade organiza reuniões anuais com a participação de sociedades e associações científicas das diversas áreas de conhecimento, nas quais comparecem milhares de cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e demais interessados na discussão de temas ligados à ciência e tecnologia nacionais. Além disso, promove encontros e cursos destinados a familiarizar a sociedade com o trabalho científico e sua importância para o país.

Postar um comentário

0 Comentários