Últimas Notícias

VI Bienal Cultural agita Porto Trombetas com final de concurso


O novo paradigma da sustentabilidade é o tema da VI Bienal Cultural, que deve movimentar Porto Trombetas no próximo dia 08 de novembro. Promovido pela escola Jonathas Pontes Athias, mantida pela Mineração Rio do Norte (MRN), o evento envolve alunos, professores e instituições convidadas, que irão expor trabalhos desenvolvidos a partir do tema.

O diretor da escola, Manoel Távora, explica que o novo paradigma se refere aos 7 R's - reduzir, reutilizar, reaproveitar, repensar, recusar, recuperar e reciclar. "Através da implantação de novas práticas em nosso dia-a-dia, poderemos suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas", explica o diretor, referindo-se ao novo modelo para um mundo sustentável.

Esta edição da Bienal também será marcada pela final do concurso de redação, desenho e fotografia "Política Integrada da MRN: Compromisso com a Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente". Divididos em categorias, os alunos participaram de palestras com especialistas e professores, e foram motivados a interagirem com seus familiares para que pudessem desenvolver trabalhos relativos à política da empresa, que estabelece princípios como o primor pela qualidade, investimentos em segurança, promoção da saúde e preservação do meio ambiente.

Esses compromissos não se limitam à empresa e seus funcionários, mas envolvem todos os moradores de Porto Trombetas.

"Esse concurso tem o objetivo de estimular pais e alunos a reconhecerem boas práticas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente em Porto Trombetas. Espera-se envolver aluno e família com o lugar em que vivem, fazendo com que eles desenvolvam um sentimento de responsabilidade e amor", ressalta Távora.

De todo os trabalhos entregues pelos alunos, 62 serão pré-selecionados para uma segunda fase.

Apenas 15 chegarão à etapa final para a classificação dos nove melhores, três de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no dia da Bienal e, a lém de receber prêmios, terão seus trabalhos expostos.

Sobre os 7 R's:
1º R - Reduzir: quer dizer economizar de todas as formas possíveis.
2º R - Reutilizar: é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo.
3º R - Reaproveitar: não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
4º R - Repensar: é rever os seus valores, suas crenças quanto ao uso, consumo e utilização dos bens e de nosso tempo.
5º R - Recusar: é dizer NÃO aos produtos que agridam o meio ambiente.
6º R - Recuperar: temos de recuperar o que foi danificado; compensar o planeta pelos desgastes e retiradas que temos realizado.
7º R - Reciclar: significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.

Postar um comentário

0 Comentários