Últimas Notícias

Estudantes foram agredidos por seguranças da PMS durante protesto


Por Felipe Bandeira* 

Na última quarta-feira (22 de junho), dia do aniversário de Santarém, estudantes promoveram uma pequena mas barulhenta manifestação contra a situação de abandono da "Pérola do Tapajós". Vozes indignadas embaladas pela eloquência juvenil exclamavam em alto e bom som a palavra de ordem “Fora Maria!”. O ato contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, a maioria jovens estudantes secundaristas do colégio Santa Clara.

Os manifestantes concentraram-se durante a tarde em frente ao prédio da Prefeitura, e por volta das 18h30, saíram em passeata direcionados à orla da cidade. Nas ruas de Santarém, os indignados cidadãos denunciavam a péssima situação dos serviços públicos da cidade, como educação, saúde, transporte e infra-estrutura.

No percurso, muitas pessoas que passavam em seus carros, ou mesmo homens e mulheres que corriam curiosos para frente das suas casas, manifestaram apoio ao movimento.

Ao chegar à orla, os manifestantes foram duramente reprimidos por seguranças da prefeita Maria do Carmo. Socos, pontapés e empurrões foram distribuídos a varejo aos que reivindicam um mínimo de comprometimento e respeito com os cidadãos santarenos.

"Não é de agora que somos reprimidos com violência por essa prefeita", afirmou um líder sindicalista que também acompanhava o movimento.

Apesar de tudo, os gritos de protesto se intensificaram. Ao final do ato público, os estudantes – alguns machucados - saíram convictos da importância do movimento e da organização estudantil para lutar por melhorias em Santarém e contra os abusos dos donos do poder. A onda de protestos deve prosseguir nos próximos dias e semanas.

A próxima ação dos indignados santarenos deverá ocorrer em frente ao Ministério Público, órgão no qual os estudantes apresentarão uma série de pautas a serem executadas pelo poder público municipal.

* Felipe Bandeira é diretor do DCE-UFOPA e militante do coletivo Romper o Dia!

Leia também:
Manifestação marcou dia do aniversário de Santarém

Postar um comentário

0 Comentários