Últimas Notícias

Educação: Detento do Centro de Recuperação de Marabá é aprovado no ENEM



O interno Pedro Varão de Sá, 22 anos, que cumpre pena no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes, Localizado em Marabá, sudeste do Estado, foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram trinta dias de muito estudo, mas o esforço valeu a pena. Com a nota alcançada no Enem, o jovem foi contemplado com uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI). O curso escolhido por Pedro foi Segurança do Trabalho, na Universidade Santo Amaro, localizada na Velha Marabá.

Quando foi preso, Pedro tinha o Ensino Médio completo. Mesmo privado de liberdade ele não desistiu do seu sonho de ter um curso superior. No sistema penal ele participou de vários projetos de reinserção social. Para o diretor do Centro de Recuperação, Emmett Moulton, esta conquista é um orgulho para o sistema penitenciário, pois ele vê o interno como o resultado do trabalho desenvolvido na unidade. “A educação é fundamental no cárcere e de alta relevância para a ressocialização”, acrescentou.

Pedro afirma que a direção da casa penal deu todo o apoio necessário para a conquista desta vitória. “A oportunidade é dada para quem realmente quer, eu abracei a oportunidade oferecida para ter uma vida diferente”, afirmou. 

Para a pedagoga do Centro de Recuperação, Michele Vasconcelos, a educação é prazerosa e ajuda a melhorar a autoestima do interno. “O suporte educacional dentro do cárcere é de vital importância para transformar a pessoa através do conhecimento”, assegurou.

O titular da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Francisco Bernardes, ressaltou que o objetivo é mudar o conceito de unidade prisional existente. Uma das maiores preocupações é proporcionar o máximo de oportunidades pela educação e formação profissional para os detentos. “É preciso investir nas pessoas, pois essa é uma forma de mostrar que eles são importantes para nós”, reforçou.

Ascom/Susipe


Postar um comentário

0 Comentários