Últimas Notícias

Governo incentiva ação de prevenção a Aids


No período de 28 novembro a 1º de Dezembro, a Prefeitura Municipal de Santarém realizará uma intensa programação para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nessa ação, participarão diretamente duas secretarias municipais de governo: Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED).

Estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Campanha será focada para jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS junto a essa população prioritária, estimulando a uma reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos somos vulneráveis. A Campanha terá como público secundário: profissionais de saúde, gestores, profissionais da área de educação e comunidade escolar.

Em Santarém, nos dias 28 a 30 de novembro, alunos de 21 escolas municipais serão visitados por representantes do Programa Saúde na Escola (PSE) e Saúde e Prevenção das Escolas (SPE) e incentivados a participarem de atividades de confecção de murais, cartazes, pesquisas e outros trabalhos relacionados ao assunto, visando chamar a atenção dos discentes para a prevenção e combate ao HIV/AIDS e a quebra do preconceito. 

No mesmo período, as escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serão mobilizadas para confeccionarem coletivamente um LAÇO (gigante) da Solidariedade, com tecido, papel, retalhos, pinturas, madeira, dentre outros materiais. O LAÇO ficará exposto na frente das escolas e Unidades de Saúde, no sentido de envolver a população na Campanha de luta contra o vírus da AIDS.

Já no dia 1º de dezembro, Agentes Comunitários de Saúde e integrantes do Programa Saúde da Família atuarão diretamente nas escolas, oferecendo serviços de Educação em Saúde, teste rápido anti-HIV, distribuindo preservativos, folder, adesivos autocolantes, etc., beneficiando os alunos, pais e responsáveis, professores e demais funcionários. Neste dia, serão escolhidos os três melhores LAÇOS com respectiva entrega de premiação. Além das escolas e Unidades de Saúde, outros pontos estratégicos da cidade receberão o LAÇO que simboliza a luta contra o Vírus HIV.

A programação constará ainda de blitz educativas, a saber:

25 de Novembro, às 19h: Blitz educativa na Orla da cidade;

26 de Novembro, às 19h: Blitz educativa na Orla da cidade;

27 de Novembro, às 19h: Blitz educativa na Orla da cidade;

01 de Dezembro, às 19h: Blitz educativa na Barão do Rio Branco em frente ao CTA/SAE;

01 de Dezembro, às 19h: Blitz educativa na Orla da cidade.  (PMS)

Postar um comentário

0 Comentários