Últimas Notícias

Pão francês mais caro a partir de 1º setembro


A partir do próximo dia 1º de setembro, o pão francês estará mais caro em Santarém. O reajuste foi confirmado esta semana pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Oeste do Pará (Sipcop). O aumento foi de 12,66%. O quilo do pão francês passará dos atuais R$ 7,90 para R$ 8,90. Portanto, no domingo, o pãozinho na mesa do santareno estará um pouco mais salgado. Segundo informou o presidente do Sipcop, Gilmar Pastana, o aumento do produto ocorreu por uma série de fatores, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas pelas panificadoras em conseguir a matéria-prima: o trigo. Gilmar explicou que o principal produto está sendo exportado dos Estados Unidos.

De acordo com ele, o setor da panificação em Santarém se esforça para não deixar faltar o pão na mesa do consumidor, porém, o aumento do preço dos insumos para a sua produção sobe toda semana e isso acaba prejudicando os panificadores. A farinha de trigo, diz Gilmar, é o produto mais usado pelo setor e o que mais onera o preço final do pão, por isso, o reajuste.

O presidente do Sipcop explica que, por causa da exportação do trigo dos Estados Unidos, o valor do produto sofre reajuste semanalmente e a classe acaba tendo que arcar com os custos.

Gilmar Pastana explica ainda que o reajuste do preço do quilo do pão francês em Santarém foi definido durante uma reunião com todos os empresários do setor e após várias etapas de negociações, discussões e estudos para que o percentual não fosse tão alto. O último aumento ocorreu em setembro do ano passado e, segundo ele, o percentual de 12,66% não cobre todas as despesas ainda, mas é justo diante do atual cenário econômico pelo qual passa o país.

Postar um comentário

0 Comentários