Últimas Notícias

Ponto Final



Engodo
O tal do G8, na Câmara de Vereadores de Santarém, formado por alguns parlamentares da oposição, tem interesses obscuros quando se posiciona contra alguns projetos de autoria do Executivo. O idealismo político deu espaço aos interesses pessoais. É sabido por todos que essa revolta ocorre porque até agora poucos foram contemplados com mimos (cargos) na administração pública. Logo, logo essa rebeldia passa.

Câmara de Vereadores
Foi-se o tempo em que a Câmara de Vereadores de Santarém tinha em suas fileiras parlamentares briosos, grandes oradores e políticos idealistas, que lutavam pelo interesse da coletividade. Em outros tempos, os abusos cometidos pelos mototaxistas credenciados durante o protesto ocorrido na última quarta-feira, naquele Poder, jamais teriam sido permitidos. O atual presidente, vereador Henderson Pinto, escancarou a fragilidade da Câmara e abriu precedentes para que outras categorias façam da Casa do povo, a casa da mãe Joana!

Sem liderança
O vereador Gerlande Castro (PSD), o porta-voz do governo na Câmara, está longe de ser uma liderança naquela Casa. Há quem diga que a única coisa que ele defende bem são seus interesses particulares, sobretudo as indicações de seus apadrinhados em cargos no governo tucano. E só!

Mais atuante

O vereador Ney Santana (PSDB), voltou ao trabalho com mais empenho e vontade de apagar a imagem de pior vereador no primeiro semestre. O parlamentar está atuante, participando dos debates e ajudando nos trabalhos da Mesa Diretora. 

Fogo amigo

O vereador Paulo Gasolina (DEM), informou que, apesar de ter assumido o mandato parlamentar como suplente, manterá sua postura e defenderá os interesses do povo. 

Voto secreto

Paulo Gasolina quer o fim do voto secreto na Câmara de Vereadores. Para ele, as ações naquela casa de leis têm de ser transparentes para que a sociedade possa avaliar o desempenho de cada parlamentar. Se esconder pra quê?

Teste do Coraçãozinho
O vereador Silvio Neto (PSD), encaminhou esta semana um projeto de lei que garante a obrigatoriedade do chamado teste do coraçãozinho para todos os recém-nascidos dos berçários da rede hospitalar no município de Santarém. Silvio defende a realização do exame como forma de prevenir doenças e diagnosticar o quanto antes os problemas de saúde das crianças. 

Encontro do PV

O IX Encontro Estadual do Partido Verde está agendado para o dia 31 desse mês, em Belém. O evento acontecerá das 8h30 as 16 h, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). 

Às escuras

E a Celpa, hein? Todo dia falta energia na cidade e a empresa alega que está fazendo investimentos para melhorar o serviço. Mas qual serviço ela está melhorando? 

Alô MP!

O Ministério Público Eleitoral deve ficar atento às investidas de políticos e pretensos candidatos a cargos eletivos em 2014. Em Santarém, já tem gente massificando a promoção pessoal de seu nome, disfarçada através de mensagens de felicitações e outros artifícios, que acabam passando despercebidos pelas autoridades fiscalizadoras da lei eleitoral. Infelizmente, a Justiça Eleitoral só age quando provocada ou em época de eleição. Mas a propaganda extemporânea é crime eleitoral. 

Campanha extemporânea 

Vale ressaltar que toda e qualquer manifestação pública com esta finalidade e engenho, segundo a lei n.º 9.504/97, é considerada propaganda extemporânea, resultando em crime eleitoral. Portanto, os pretensos e arremedos de pré-candidatos devem ficar atentos para não serem punidos pela lei. 

Artifícios

Muitos desses apressadinhos que tentam burlar a lei o fazem de maneira dissimulada, por meio de faixas, cartazes e outdoor, a maioria com frases de felicitações pela data de aniversário. Mas a intenção é sempre a mesma: influenciar na opinião dos eleitores.

Chapadinha

Um caso que está chamado a atenção da população de Santarém e sugere apreciação do Ministério Público Eleitoral é a proliferação do nome do empresário Francisco Alves de Aguiar através de outdoors espalhados pelos quatro cantos da cidade. Antes de se anunciar publicamente como pretenso pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições, a propaganda de sua loja ‘Chapadinha’ era feita da seguinte maneira: “Lojas Chapadinhas, apresse o passo e passe lá!”. Agora, apenas o nome ‘Chapadinha’, que é o apelido do empresário, aparece em letras garrafais e não faz nenhuma menção à sua loja! Vale ressaltar que não é apenas o empresário Francisco Alves que estaria utilizando desse artifício para autopromover-se. Há dezenas de outros com esta mesma estratégia, mas só a Justiça Eleitoral não vê. 

Não pode!

A lei eleitoral sobre campanha extemporânea é bem clara e os dublês de pré-candidatos devem respeitá-las para não serem penalizados futuramente. São consideradas propagandas irregulares felicitações daquelas pessoas que publicamente já se sabem pré-candidatos, acompanhados ou não de menção às eleições de 2014, que sejam capazes de transmitir ao eleitorado, diretamente ou subliminarmente, a vinculação da pessoa ao pleito eleitoral. Fica o alerta.

Mototaxistas

O Sindicato dos Mototaxistas de Santarém foi à Câmara de Vereadores exigir respeito e o combate ao serviço clandestino. Esses profissionais só se esqueceram de explicar à sociedade os abusos cometidos por alguns profissionais que estão cobrando R$ 4,00 pelo preço da corrida! 

Alter do Chão

Restando poucos dias para a realização de mais um festival do Sairé, em Alter do Chão, o Poder Público ainda trabalha para deixar aquela comunidade com estrutura para receber os visitantes que forem prestigiar o evento. Ainda falta muita coisa, mas os trabalhos estão em ritmo acelerado. O prefeito Alexandre Von esteve no sábado (24) vistoriando os trabalhos. 

Postar um comentário

0 Comentários