Últimas Notícias

Seminário discute Formação em Manejo Florestal Comunitário na BR-163


No dia 30 de agosto, o Campus Santarém do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza, em Santarém, o Seminário: Os desafios para a Formação Profissional em Manejo Florestal Comunitário no território da BR-163. O objetivo é debater as diversas experiências no âmbito da formação em Manejo Florestal e apresentar as principais demandas do setor no território da rodovia Santarém/Cuiabá.

Promovido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o IFPA, o evento contará com representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Ministério Público Estadual (MPE), Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA) e Casas Familiares Rurais (CFR) da região, além dos alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do curso de Florestas do IFPA.

Falta de profissionais

Segundo a Coordenadora de Projetos do IEB, Kátia Carvalheiro, há uma grande carência de profissionais na área de manejo florestal Comunitário. “A maioria dos cursos de Manejo Florestal foca na realidade empresarial e acaba formando profissionais pouco capacitados para lidar com a dinâmica das comunidades rurais, onde há uma lógica diferenciada em termo de gestão, mão de obra, recursos, estratégias financeiras e equipamentos. Até mesmo o manejo em si é diferente do empresarial, devido às características culturais das comunidades, uma complexidade com a qual os estudantes pouco têm contato durante sua educação formal”, explica a coordenadora.

Durante a programação, COOMFLONA, CFR e os alunos do IFPA vão relatar suas experiências em formação na área Florestal e os atuais desafios para o setor. Depois será a vez de IFPA, UFOPA E SFB apresentarem suas demandas para o fortalecimento da formação na área Florestal no território da BR-163.

O seminário faz parte das ações de fomento à formação profissional para o manejo florestal comunitário e familiar, desenvolvidas pelo IEB nos projetos Fortalecimento da Governança Florestal na BR 163 e Forest Enterprise Cluster, apoiados por Fundo Vale e USAID, respectivamente.



SOBRE O IEB
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade.


SERVIÇO

Seminário: Os desafios para a Formação Profissional em Manejo Florestal Comunitário no território da BR-163
Dia: 30 de agosto (Santarém)
Hora: 8h30 às 13h30
Local: IFPA Santarém – Av. Castelo Branco, 621.


Ascom/IEB

Postar um comentário

0 Comentários