Últimas Notícias

Vereador quer a criação de Táxi lotação em Santarém‏


Um projeto de lei, de autoria do vereador Dayan Serique (PPS), será apresentado à Mesa Diretora da Câmara, após o carnaval, regulamentando o serviço de Táxi lotação no município de Santarém. Em pronunciamento nesta quarta-feira (26), o parlamentar explicou que o objetivo deste projeto é oferecer uma nova alternativa de renda para os taxistas, que vem sofrendo com a queda na redução de corrida, a partir da atuação dos mototaxistas, na cidade. 

Nos últimos meses, os mototaxistas credenciados decidiram, por conta própria, reajustar o valor da tarifa e, dos atuais R$ 3,00, passaram a cobrar R$ 4,00 pela corrida em locais mais curtos. A proposta do vereador é oportuna, uma vez que a população carece de serviço de transporte público de qualidade e com segurança. 

"A nossa preocupação maior é em relação aos enormes prejuízos que os taxistas tiveram desde que os mototaxitas passaram a atuar no município de forma regularizada. Além disso, mais de 600 mototaxistas atuam clandestinamente, a qualquer hora do dia ou da noite", oferecendo riscos para o usuário que necessita de transporte para se locomover, disse o vereador.

Segundo Dayan Serique, a regulamentação do Táxi lotação influenciará, sobretudo, nas tarifas cobradas nos demais meios de transportes público, como a passagem de ônibus, por exemplo. Com isso, a possibilidade é que haja redução ou seja pensado duas vezes antes de ser anunciados novos aumentos de tarifas para a utilização dos transportes públicos.
O serviço de táxi lotação é comum em vários Estados do Brasil e em Santarém vai beneficiar cerca de 600 taxistas que hoje, atuam no município.

O Táxi lotação deve seguir uma tabela e uma linha, a exemplo do que ocorre com os ônibus. As passagens serão cobradas por pessoa. “Com a divisão dos custos de uma corrida normal pelo número de passageiros, o valor pago poderá ser o equivalente a uma tarifa de ônibus comum ou até menor", explicou o vereador Dayan Serique, acrescentando que entre as diferenças apresentadas, com os demais transportes, está o fato da pessoa poder viajar sentada e com mais segurança.

Segundo o parlamentar, o sistema de Táxi lotação existe e da certo em muitas cidades, por isso a expectativa é que não haja rejeição no projeto em Santarém. “Esse tipo de serviço é bem mais barato, além de ser uma alternativa mais confortável aos passageiros, até mesmo porque eles terão lugar suficiente para transportar, inclusive, pequenas bagagens”, concluiu Dayan Serique.

Com informações da assessoria parlamentar

Postar um comentário

1 Comentários

Dihego Pimentel disse…
Isso e muito ruin do ponto de vista do dono do Taxi,
Do ponto de vista dos passageiros e excelente,
Fato e que despesas operacionais nao estao sendo levados em consideracao e ainda, o alto custo de conbustivel, sem contar ainda com o salario do motorista de taxi que nao e levado em consideracao.
Essa modalidade de servico nao condiz com o fluxo da cidade de santarem.