Últimas Notícias

Começam os cursos do Peqtur em Santarém


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (04/05), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a aula inaugural do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr. Agora à tarde, no laboratório 2 das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), na Rua Rosa Vermelha, 335, no bairro Aeroporto Velho, começa também o curso de Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV). Ambos os cursos são ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação para o Turismo (Peqtur). As ações são realizadas pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a Escola de Governo do Pará (EGPA).Os cursos serão realizados no período de 4 a 8 de maio e serão ministrados pelo instrutor Gabriel Peixoto, da EGPA.

Sobre o curso de captação de recursos, Gabriel Peixoto explicou que a grande dificuldade dos gestores públicos na obtenção de verbas públicas é a elaboração de projetos, pois todos os órgãos financiadores exigem requisitos específicos sobre determinados convênios. Segundo ele, os Municípios não têm essa expertise e nem um escritório específico para a elaboração desses projetos para captar recursos, que atendam as exigências impostas pelos financiadores.

Para ele, as Prefeituras precisam ter mais conhecimento sobre como ter acesso a esses recursos e dispor de pessoal técnico qualificado. “Os gestores devem entender que os projetos não devem ser feitos da forma como eles querem, mas da maneira como o edital pede. Às vezes, os servidores não têm habilidade de investigar o edital e isso é importante para receber os recursos. Quem perde com isso é o município, que tem que gastar seu orçamento de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois grande parte dos recursos é destinada à saúde, educação e folha de pessoal. Se não tiver habilidade para elaborar projeto e buscar recursos fora não vai conseguir desenvolver o município”, disse Gabriel Peixoto.

O curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos trabalha quatro importantes pilares: o compromisso do prefeito com a questão da captação do recurso interno e externo; a qualificação da equipe com ensinamentos teóricos e matemáticos; a identificação das fontes de recursos nacionais e internacionais e a elaboração do projeto.

Postar um comentário

0 Comentários