Últimas Notícias

Comunidade Piraquara se organiza para instalação do Conselho de Segurança


Por: Márcia Reis*

Na última quinta-feira,14, a comunidade de Piraquara, região do Lago Grande, em Santarém, no oeste do Pará, recebeu uma comissão formada pelos vereadores Júnior Tapajós, Ivete Bastos (representada) e representantes da Polícia Militar, sargento Alexandre e sargento Joelson, para atender a uma solicitação antiga da comunidade sobre a instalação de um Conselho de Segurança na região. O primeiro passo da solicitação foi levar aos comunitários informações sobre o que é um Conselho e como funciona. 

Na oportunidade as lideranças comunitárias expuseram seus principais problemas em termos de segurança pública, como roubos, problemas com venda irregular de bebida alcoólica e outros. Estes relatos ajudaram a nortear os encaminhamentos a respeito da solicitação feita.

Os representantes da Polícia Militar, esclareceram ainda, quais as atribuições do conselho e de que forma a comunidade deve se organizar para que tenha êxito na administração das atividades voltadas para a segurança pública. A comunidade recebeu também, orientações sobre como organizar a segurança nas festas por eles organizadas. 

Júnior Tapajós afirmou que, para que o projeto tenha resultado positivo e necessário principalmente a união das comunidades, que devem dar uma ênfase maior no trabalho preventivo, de orientação junto aos diversos setores como: educação, saúde, associações e demais interessados. 

Como encaminhamento, vereadores, polícia militar e comunidades devem trabalhar mutuamente a confecção do estatuto do novo conselho para em seguida executar as demais etapas como: eleições dos membros e posse. O vereador afirmou ainda que, a formação de um conselho de segurança na região, cria uma parceria mais fortalecida entre comunidade e polícia, onde todos só têm a ganhar.

*É jornalista e assessora parlamentar

Postar um comentário

0 Comentários