Últimas Notícias

Diocese realiza 16ª Semana da Comunicação em Santarém


Com o tema “Comunicação e misericórdia: um encontro fecundo”, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santarém, promove de 30 de abril a 8 de maio a 16ª Semana Diocesana da Comunicação. Com a programação, a Igreja local pretende motivar reflexões sobre a comunicação em diversos setores da sociedade na promoção da vida, da justiça e da paz.

A abertura oficial será com um Dia de Campo da Comunicação, com o subtema “Um Dia Fecundo de Comunicação e Misericórdia”, no Colégio Santa Clara. Neste dia terá apresentações culturais, celebrações, e relatos de experiências cíveis e religiosas, a partir de experiências educomunicativas, em parceria com instituições de ensino superior e cursos de educação e comunicação. Depois haverá a Caminhada da Comunicação e da Misericórdia em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para entrada na Porta Santa do Jubileu da Misericórdia e participação na Celebração da Santa Missa na Catedral, que é transmitida pela Rádio Rural.

Um momento importante na programação é a II Caravana das Águas em parceria com o Setor de Pastoral Social Diocesana abordando o subtema “Comunicação, Misericórdia e Meio Ambiente: o desafio de saber cuidar”.

A caravana ocorrerá na manhã de domingo, 1º de maio, com um passeio de barco do Terminal Turístico de Santarém até o Lago do Maicá, com entidades que lutam em defesa do meio ambiente e pela preservação dos recursos naturais na Amazônia, envolvendo também a comunidade local para promover um Abraço no Lago do Maicá.

Outra novidade é a II Conferência Amazônica de Educomunicação com o professor Dr. Fábio Fonseca de Castro, coordenador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), abordando a temática “Redes Sociais para promoção do bem comum em uma perspectiva Educomunicativa”.

A conferência é destinada a acadêmicos e profissionais das áreas da comunicação e da educação, e pretende refletir sobre os desafios da educomunicação na promoção da cidadania e participação em perspectiva democrática e dialógica dos processos e dos meios de comunicação social.


Ainda na programação haverá Plenárias de Comunicação, com a Equipe Diocesana de Animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Encontro de Comunicação com Movimentos Eclesiais, Encontro de Comunicação e Educação nas Escolas Católicas, programa Rural Debate Especial no Sistema Diocesano de Comunicação e missa no Sistema Diocesano de Comunicação.

Além disso, as comunidades da Diocese de Santarém irão realizar suas atividades durante a semana, com encontros, rodas de conversa, noite cultural, dentre outras.

Escolha do tema

O tema para a 16ª Semana Diocesana da Comunicação é o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações, “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Em todas as semanas, o tema escolhido sempre está em sintonia com a mensagem do Santo Padre divulgada antecipadamente. O jubileu de 50 anos será celebrado em 8 de maio.

Fonte: Ascom/Diocese de Santarém


Postar um comentário

0 Comentários