Últimas Notícias

Seminário discute alternativas produtivas sustentáveis no oeste paraense


Nesta sexta-feira (6), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR- Santarém) e apoio do Fundo Vale, realiza em Alter do Chão/Santarém (PA), o “Seminário Governança Socioambiental no oeste do Pará”. O evento tem como objetivo debater o fortalecimento de alternativas produtivas sustentáveis em contraposição aos modelos econômicos estabelecidos pelos grandes projetos no território. Participam da iniciativa, representantes da sociedade civil e de instituições públicas.

Portos, mineração, hidrelétricas e outros grandes empreendimentos se intensificaram na Amazônia na década de 1970 e 1980, motivados pela política de ocupação disseminada pelo Estado brasileiro. O oeste paraense integra esse momento. Na época, a mesorregião possuía como base econômica a agricultura familiar e extrativismo. Porém, após a chegada dos grandes projetos, implementados de forma compulsória, a dinâmica cultural, socioambiental, econômica e política mudou.

Segundo Edilson Figueira, secretário do STTR- Santarém, a chegada dos grandes projetos impactou a sustentabilidade do território, a produção e renda dos agricultores familiares e a alimentação de qualidade da população local, visto que instituiu um novo modelo econômico e uma nova vivência no território. Figueira afirma que além desse contexto, a dificuldade do agricultor familiar soma-se as políticas não efetivadas pelo governo, como reforma agrária e assistência técnica. “Esses fatores não só comprometem a produção sustentável, como a permanência do homem no campo”, ressalta.

O Seminário mostra-se como uma oportunidade de refletir sobre os modelos econômicos de desenvolvimento sustentável para o oeste paraense e de definir uma estratégia articulada que se dê a partir de diferentes espaços, mas que tenha em comum a garantia de direitos das populações locais. 


Diretrizes

A partir da socialização das experiências produtivas sustentáveis no território e do debate dos principais gargalos da gestão produtiva, o Seminário tem como intuito consolidar coletivamente uma proposta contendo orientações e diretrizes para o fortalecimento das agendas produtivas sustentáveis na região.

SERVIÇO:
Seminário discute alternativas produtivas no oeste paraense
Data: 06 de Maio de 2016 (Sexta-feira).
Local: Hotel Guarari (Rua Dom Marcedo Costa, 1061, Santarém – PA)
Horário: 9h-17h

Fonte: IEB/Belém

Postar um comentário

0 Comentários