Últimas Notícias

Vídeomonitoramento é exemplo de inclusão social em Santarém


O sistema de videomonitoramento implantado em Santarém, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Promoção Social (Segup), em parceria com a Prefeitura de Santarém, em setembro de 2013, é um bom exemplo de inclusão social. A estratégia conta com o apoio de servidores civis, portadores de necessidades especiais, ligados a Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis) e a Associação de Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós (AAPDT), contratados pelo Município e cedidos ao Núcleo Integrado de Operações (NIOP/STM). A iniciativa do governo municipal promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Na sala de operações do NIOP/STM trabalham 16 servidores - sete da Adefis e nove da AAPDT. Eles trabalham em regime de turno - 06h diárias - e operam monitores setorizados. Ao todo, vinte pessoas foram selecionadas pelas duas entidades. Após passarem por um rigoroso treinamento, 16 foram escolhidas (quatro constam no cadastro de reserva) e contratadas pela Prefeitura de Santarém. Posteriormente, os servidores foram cedidos ao Niop para trabalhar na estratégia de videomonitoramento.

Para o servidor Amiraldo Pantoja do Monte, ligado à Adefis, a oportunidade dada pela Prefeitura mostra que mesmo com as limitações, o deficiente pode atuar em diferentes áreas. Segundo Amiraldo, a expectativa é que outros setores – principalmente a iniciativa privada – possam seguir o exemplo do Município.

“Aqui nós temos oportunidade de mostrar serviço e sonhar com melhorias e crescimento profissional”, vislumbra.



A estratégia de videomonitoramento do Município de Santarém, com a utilização de servidores civis, portadores de necessidades especiais, já é exemplo para outros municípios do Estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ele está sendo replicado em cidades como Capanema e Paragominas e também na capital Belém, devido a eficientização do serviço com portadores de necessidades especiais.

Postar um comentário

0 Comentários