Últimas Notícias

Sespa afirma que não há registro de caso de febre amarela no Pará


Por meio de nota, divulgada no final da tarde desta quinta-feira (16), a 'Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esclarece que até o momento não há caso de febre amarela no Pará neste ano e nenhum óbito registrado. A Sespa ressalta ainda que o último caso da doença no Estado foi em 2015. A respeito dos óbitos confirmados, trata-se de primatas não humanos (macacos), nos municípios citados: Alenquer (1), Belém (1), Marituba (1), e Rurópolis (2)'.

Ainda segundo a nota, a 'Secretaria reforça que as equipes continuam em campo investigando e orientando a população sobre as formas de prevenção da febre amarela. Entre as ações estão: verificação no local sobre as informações de morte de Primatas Não Humanos (PNH) para determinar se existem mais animais mortos; levantamento do histórico e bloqueio vacinal dos moradores de áreas próximas e a busca ativa de casos humanos suspeitos de febre amarela; intensificação da vigilância de casos humanos de sintomatologia compatível com febre amarela; sensibilização dos profissionais para a importância da notificação imediata de qualquer evento suspeito (humanos ou epizootias); montagem de plataforma na copa das árvores para captura ao mosquito; realização de visitas nas residências, entre outras'.
Mais: 'Ainda não há confirmação de febre amarela. Aguardamos o resultado da coleta feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen)'.


Postar um comentário

0 Comentários