Últimas Notícias

Pará está entre os maiores produtores de frutas cítricas do país





O Pará está entre os estados brasileiros que mais produzem frutas cítricas e o primeiro a receber o título de Área Livre de Cancro Cítrico, grave praga que atinge citros de todas as espécies. O reconhecimento oficial veio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio das resoluções nº 1 e nº 6, de março deste ano. Para manter esse status, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realiza um trabalho frequente com os produtores de acompanhamento, monitoramento e combate às pragas nas plantações.

Atualmente, o estado possui dois polos citrícolas e áreas livres de Cancro Cítrico: a microrregião de Capitão Poço, englobando os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém; e Monte Alegre, juntando os municípios de Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém.

Na última semana, na comunidade de Santa Luzia do Induá, município de Capitão Poço, uma equipe da Adepará se reuniu com associações de produtores rurais e representantes da superintendência do Mapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A reunião discutiu as ponderações da Instrução Normativa 48 de produção de mudas que entra em vigor a partir de setembro deste ano.

Segundo dados da Diretoria de Defesa Vegetal da Adepará, o plantio de citros acontece em 920 propriedades rurais paraenses, totalizando uma área plantada de aproximadamente 15 mil hectares. Os municípios de Capitão Poço e Monte Alegre são os maiores produtores no Estado de laranja e limão.

Agência Pará

Postar um comentário

0 Comentários