Últimas Notícias

Prefeito e secretário de cultura vistoriam estruturas montadas no Lago dos Botos




O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de Cultura Luís Alberto Figueira estiveram no Lago dos Botos, na tarde de domingo (17), vistoriando as estruturas da arquibancada, camarote e palco que estão sendo montadas para a Festa do Sairé. A inspeção técnica feita pelo Corpo de Bombeiros na estrutura está prevista para esta terça-feira (19).

"Estamos aqui para garantir que o Sairé ocorra com segurança para todos. Para termos sucesso no evento, temos que ter uma boa organização. Pela primeira vez no Sairé, uma semana antes já temos equipes trabalhando, montando a estrutura", afirmou o prefeito Nélio Aguiar.


Além da montagem das estruturas temporárias, desde o dia 28 de agosto a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) iniciou as obras de melhoria da Praça do Sairé. A construção do muro ao redor do Lago dos Botos está prevista para ser concluída nesta terça. O projeto compreende também a construção de palco, dois camarins, banheiros, depósito e área de circulação interna de 132 m2, mas as obras só serão retomadas após o Sairé.

O planejamento integrado de segurança foi concluído no dia 12 de setembro. Este ano, os órgãos vão trabalhar em conjunto e contarão com a Sala de Gestão – espaço onde estarão representantes de cada instituição com o poder de tomar decisões e resolver possíveis problemas de maneira rápida. 500 policiais militares serão distribuídos na Vila de Alter do Chão, incluindo a praia, para garantir a tranquilidade. A delegacia da vila funcionará 24 horas com delegado e escrivão. Como reforço, a Prefeitura contratou 200 seguranças particulares desarmados. (Veja mais detalhes sobre o planejamento de segurança)

"Este ano teremos estruturas seguras, e temos a garantia da segurança do público que vai prestigiar, das pessoas que vão se apresentar. Tudo está sendo planejado e bem organizado para um Sairé tranquilo. O segredo do sucesso é planejamento e é assim que temos trabalhado", reforçou o secretário de Cultura.

A visita se estendeu até os galpões dos botos. Na oportunidade, os representantes das associações folclóricas adiantaram ao prefeito um resumo do que será apresentado. Este ano o Boto Cor de Rosa fará uma apresentação baseada no tema: "A arte do Som". Já o Boto Tucuxi aposta no tema: "A expressão do Sairé". As agremiações estão em fase final da construção das alegorias.

A abertura oficial do Sairé será realizada nesta quinta-feira (21), com o Hasteamento dos Mastros que foram buscados na floresta no sábado passado. "A população pode esperar um Sairé regionalizado, que valoriza e resgata a identidade. Teremos destaque do Sairé religioso que deu início a toda essa tradição, mas também valorizamos a cultura e o folclore por meio da disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa", finalizou o prefeito.

Fonte: Ascom/PMS

NOTA DO EDITOR

O Blog Quarto Poder há 10 anos faz a cobertura e divulgação da Festa do Sairé e desde o início desse trabalho, sempre usou a grafia da palavra Sairé com S. Portanto, o texto publicado acima é de autoria da comunicação da Prefeitura, mas o Ç foi substituído pelo S que este veículo sempre adotou em suas publicações.

Postar um comentário

0 Comentários