Últimas Notícias

Defesa Pública de Memorial Acadêmico para Professor Titular.



Na próxima quarta-feira (12), às 18 horas, no auditório do campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), será realizada a cerimônia de defesa pública do Memorial de Atividades Acadêmicas do professor doutor Anselmo Alencar Colares para promoção a Professor Titular.

A banca está constituída pelos professores doutores titulares: José Claudinei Lombardi (Unicamp); Tânia Suely Azevedo Brasileiro (Ufopa); Tadeu Oliver Gonçalves (Ufpa); Carlos Alberto Lucena (Ufu) e como suplente Luis Enrique Aguilar (Unicamp).

Trata-se do último nível da Carreira do Magistério Superior das Universidades Federais. O professor Anselmo Colares ingressou na carreira do magistério superior como professor auxiliar no então Campus da Ufpa em Santarém, em 1994, após ser aprovado em Concurso Público de provas e títulos para ministrar a matéria História da Educação. Foi ascendendo na carreira mediante a realização de estudos de pós graduação. Em 1998 concluiu o mestrado e passou para Professor Assistente; em 2003 ao concluir o doutorado se tornou Professor Adjunto, classe na qual progrediu até chegar a Professor Associado e nesta se encontra no nível 4, que antecede a Classe E, de Professor Titular, a última da carreira docente em instituições federais de ensino superior..

A carreira de professor foi iniciada em 1981, em escolas públicas estaduais de educação básica, um ano antes de ingressar no curso de Pedagogia, o primeiro ofertado em períodos letivos regulares em Santarém. Anselmo Colares foi o primeiro doutor egresso de um curso superior realizado na Pérola do Tapajós e agora será o primeiro professor titular. Uma carreira de 35 anos nos quais além da docência em sala de aula, realizou pesquisas e extensão, participou da gestão e outras atividades que fazem parte da docência universitária. Nos últimos anos tem feito avaliação de cursos e de instituições de ensino superior pelo MEC/INEP. Foi eleito vice reitor da Ufopa e exerceu o mandato no período 2014-2018. Na educação básica foi professor de técnicas agrícolas, matemática, ciências, entre outras. E no ensino superior além da matéria de seu concurso tem ministrado disciplinas como: legislação educacional; metodologia científica; política e gestão; No mestrado em educação ministra o componente obrigatório Educação e Realidade Amazônica.

A defesa pública do Memorial está prevista para iniciar as 18h do dia 12 de dezembro, no auditório Wilson Fonseca, unidade Rondon da Ufopa. O candidato terá 50 minutos para fazer a apresentação do Memorial e cada membro da Banca Examinadora dispõe de até 30 minutos para fazer a arguição, conforme estabelece a Resolução nº 29, de 2017 do Conselho Superior de Administração da UFOPA, em cumprimento ao que determinam as Leis federais 12.772/2012 e 12.863//2013

Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil
Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém - ALAS
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap.

Postar um comentário

0 Comentários