Últimas Notícias

Aluno Wai Wai realiza defesa bilíngue sobre a Terra Indígena Trombetas-Mapuera


O aluno indígena Estepan Wai Wai realizou a primeira defesa bilíngue do Programa de Geografia, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, na manhã da última sexta-feira (15), em Santarém, no oeste do Pará. Intitulado “Reconhecimento, delimitação e demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera na fronteira setentrional do Brasil: uma revisão de literatura”, o trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo professor João Revelino de Almeida (Iced).

Realizada no Laboratório de Ensino de Geografia, situada na Unidade Rondon, Campus de Santarém, a defesa ocorreu na língua Wai Wai, com a tradução simultânea para a língua portuguesa realizada pelo discente Jonas Wai Wai, do curso de Direito. A banca examinadora foi formada pelas docentes Ednéa do Nascimento Carvalho e Maria Mirtes Cortinhas dos Santos.

O estudo apresenta, por meio de revisão bibliográfica, aspectos relativos ao processo de interdição, reconhecimento, delimitação e demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera, com ênfase na aldeia Mapuera, da etnia Wai Wai, situada no município de Oriximiná, no Oeste do Pará.

Oriundo da aldeia Mapuera, distante quatro dias de barco de Oriximiná, Estepan Wai Wai pertence a turma de 2013 do curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia. Segundo Estepan, ele foi incentivado pelos professores do curso a realizar a defesa em sua língua materna. “Compreendo bem as palavras em português, mas tenho dificuldade em pronunciá-las. Por isso, fui incentivado pelos meus professores a fazer a defesa em Wai Wai”, explica. Estepan, pretende retornar para sua aldeia.

Lago Piraquara – Outra defesa de conclusão de curso realizada hoje no Laboratório de Ensino de Geografia do Iced foi a do discente Risomar dos Santos Silva, da etnia Tupinambá. Intitulado “O processo de assoreamento do Lago Piraquara (Baixo Amazonas) e as consequências advindas para os indígenas da aldeia Muratuba / Santarém - PA”, o estudo também foi orientado pelo professor João Revelino de Almeida. O aluno é concluinte da turma de 2013 do curso de Licenciatura Integrada em História e Geografia.
Estepan Wai Wai durante a defesa bilíngue. Imagem: Comunicação/Ufopa


Postar um comentário

0 Comentários