Últimas Notícias

Seduc nomeará 2.112 aprovados em concurso até abril


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o cronograma para nomeação dos aprovados no concurso público C-173. Até abril, 2.112 pessoas serão nomeadas pelo Estado. A primeira chamada será na próxima sexta-feira (22) com 677 convocações. Mesmo com a data definida, concursados fizeram um ato à frente da sede da Seduc, em Belém, na manhã da sexta-feira (15). O anúncio do calendário também foi feito pelo governador do Helder Barbalho (MDB), na sua conta pessoal do Twitter, na noite da última quinta-feira (14).



O governador do Estado também estabeleceu data a para efetivação do processo. “Trinta dias depois da nomeação é o prazo da posse, podendo ser estendido por mais 15 dias. Portanto, desejamos sucesso e boas vindas aos novos servidores do Estado”, acrescentou Barbalho.

De acordo com o cronograma da Seduc, a posse dos primeiros 677 convocados será no dia 30 de março, com o prazo máximo de prorrogação para o dia 7 de abril. Já o segundo grupo, com 1.435 concursados, tomará posse no dia 21 de maio, data que pode ser prorrogada até dia 05 de junho.

O concurso foi realizado em 2018 para vagas de cargos de nível superior. Os candidatos aprovados garantem que essa é uma vitória diante à luta pela nomeação que se arraste desde o ano passado. “Estamos esperando essa resposta há mais de seis meses. Foram várias reuniões com o Governo do Jatene (ex-governador Simão Jatene PSDB), e desde o início do ano, com o atual governo”, afirmou a professora aprovada Diana Santos, 39 anos.

ATO

Na manhã de sexta-feira (15), os educadores aprovados fizeram um ato à frente da sede da Seduc, no Entroncamento, em Belém, para cobrar celeridade nas nomeações. No local, eles foram recebidos por um representante do órgão. A convocação do protesto foi feita pela Associação dos Concursados do Pará (Asconpa). “Nosso ato foi decidido após declaração do governador Hélder Barbalho de que as nomeações ocorreriam apenas em março, descumprindo promessa feita pela secretária Leila Freire que havia garantido as convocações para esta segunda quinzena de fevereiro”, explicou o presidente da Associação, José Emílio Almeida.

Os aprovados serão nomeados para as vagas contempladas no concurso, que são: Artes (136 vagas), Biologia (24 vagas), Educação Física (23 vagas), Filosofia (103), Física (39), Geografia (101), História (98), Inglês (193), Matemática (731), Língua Portuguesa (540), Química (35) e Sociologia (89). As áreas mais concorridas foram: Educação Física (518 candidatos por vaga no pólo Belém) e Biologia (354 candidatos por vaga no município de Castanhal).

Postar um comentário

0 Comentários